Home  >  Carreira

Procurando emprego? Terça-feira pode ser o seu dia de sorte

Pesquisa revela o momento da semana em que as pessoas mais buscam e conseguem emprego

Sharon Florentine

23/04/2015 às 8h30

estatistica_emprego_trabalho.jpg
Foto:

Precisão é tudo – especialmente quando se está procurando um novo emprego. Caso esteja participando de um processo seletivo, saiba que terça-feira pode ser seu dia de sorte. Dados recentes levantados pela fornecedora de software de recrutamento SmartRecruiters mostram que esse é o melhor dia da semana para candidatar-se a um novo trabalho.

A constatação refuta a sabedoria convencional, que indicava que as pessoas costumam buscar novas oportunidades durante os finais de semana, pontua Jerome Ternynck, CEO e fundador da companhia.

“Durante muito tempo as empresas anunciavam vagas nas sextas-feiras, esperando capturar a atenção das pessoas no sábado ou domingo, quando imaginavam que esse público estaria mais ativo. O que descobrimos é exatamente o contrário”, acrescenta. 

A empresa observou dados de busca de mais de 270 mil anúncios de empregos feitos nos Estados Unidos e Canadá desde 2013. O cruzamento de informações revelou ainda que não apenas terças-feiras configuram-se no dia mais popular para colocar anúncios com é também o dia que o maior número de pessoas é contratada.

“Para os candidatos, essa informação significa que é possível aproveitar o final de semana para preparar o currículo, coletar referências e ficar preparado e atento aos anúncios de vagas colocados no começo da semana”, reforça Ternynck.

Já para quem está recrutando, o dado sugere que deveria haver um foco por parte dos gestores de recursos humanos para aproveitar a segunda parte da semana para refinar as buscas, fortalecer ações em mídias sociais e observar o perfil de candidatos que enviaram currículo nas semanas anteriores para ver se não se preenchem nas vagas abertas.

Caso tenha uma vaga em aberto na sua companhia, prepare-se para anunciá-la no início da semana, quando a maioria dos candidatados procura por oportunidades, aconselha o executivo da empresa de tecnologia para recrutamento.

Outra descoberta interessante envolve o horário do dia que os candidatos são mais ativos em suas buscas. De acordo com a SmartRecruiters, é as 11 horas que isso ocorre. Já o envio de currículos tem seu pico por volta das 14 horas. Isso sugere que as pessoas aproveitam o final da manhã para fazerem suas buscas e candidatam-se logo após o almoço.

Quando as coisas acontecem

A pesquisa revela que aproximadamente 60% das pessoas se candidatam na primeira semana que a vaga é anunciada. Quem está ativamente procurando novas oportunidades e candidatando-se para trabalhos no momento que a vaga é aberta tem mais chance de ser notado e participar das rodadas de entrevista.

“Quem procura emprego precisa encontrar vagas ainda frescas. Assim, terão vantagens sobre seus competidores. Não pense ‘ah, parece interessante. Semana que vem envio o currículo’ pois isso o colocará correndo com pessoas que já chamaram a atenção das empresas”, avalia Ternynck.

Tags

Deixe uma resposta