Home  >  Plataformas

Veja as soluções que líderes de TI usam para aumentar sua eficiência e produtividade

Conheça ferramentas simples que ajudaram executivos a economizar tempo e otimizar esforços de tecnologia

Network World EUA

17/04/2015 às 9h00

internet.jpg
Foto:

Conteúdo é fundamental para a atividade da Densho, uma organização cuja missão é preservar os testemunhos de nipo-americanos que foram mantidos em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. No passado, a companhia precisava de um ambiente de armazenamento complexo para abrigar 30TB de dados de produção, recorda Geoff Froh, vice-presidente e CIO da organização sem fins lucrativos com sede em Seattle.

“A infraestrutura em dois níveis era composta por SAN de alto desempenho e appliances NAS de alta capacidade, mas para uso doméstico. O SAN era caro, difícil de gerir e não escalável. O NAS não era confiável e faltava potência para lidar com a nossa carga de trabalho”, comenta o executivo.

A Densho observou a solução de armazenamento da startup Qumulo. A tecnologia ajuda empresas a armazenarem seus dados de forma mais eficiente e com maior visibilidade de como o conteúdo está sendo usado. Percebeu-se ganhos de escalabilidade, facilidade de gerenciamento e análise a partir da adoção de uma ferramenta de storage híbrido.

A solução permitiu consolidar todos os dados em um único ponto de controle. “Agora temos a capacidade de dimensionar de forma incremental os recursos de armazenagem sem interromper serviços para o usuário”, diz Froh, afirmando que o hardware que mescla flash/SSD/HDD proporciona um desempenho satisfatório, somado a uma interface web simples de administrar e alinhar provisionamentos de recursos. “O tempo que passávamos resolvendo problemas de storage dedicamos a um trabalho mais produtivo”, afirma.

O segredo, observa o executivo, está na capacidade analítica do produto. “Temos visibilidade não apenas da parte física do sistema, mas dos próprios dados. Com a interface web, vejo os níveis de utilização por diretório, por arquivo e por cliente em tempo real. Com isso, consigo avaliar tendências e pensar em diagnósticos a partir de fluxos não tão óbvios a primeira vista”, detalha.

Todos os anos, a Network World norte-americana pede para que executivos de TI listem as ferramentas que melhoram a usabilidade e a gestão dos sistemas tecnológicos que utilizam em ambiente corporativo. Rich Russo destacou a ferramenta da PRTG Network Monitor, da Paessler. “É como um olho capaz de ver toda nossa rede”, comenta o líder de engenharia responsável pela infraestrutura da companhia de segurança e gestão de risco Crystal & Company.

“Trabalho em um departamento de TI com poucos funcionários. Se tivéssemos que verificar espaço em disco, picos de banda, etc, nunca conseguiríamos fazer outra coisa. A tecnologia verifica mais sistemas que seria humanamente possível. Combinar isso com alertas por e-mail vira uma solução simples e poderosa, que permite resolver problemas antes que os usuários sejam impactados", detalha.

A poupança de tempo favorita de Wade Warren chama-se PagerDuty, um serviço agregador de alarme e expedição de ordens que se integra com os sistemas de infraestrutura, aplicação e monitoramento de desempenho de rede existentes da empresa.

“A ferramenta me permitiu compor perfeitamente uma equipe global coesa capaz de fornecer uma resposta rápida a problemas em nosso ambiente de produção, que está servindo uma base de usuários de quase 140 milhões de pessoas ao redor do mundo”, detalha o executivo, que atua como vice-presidente técnico de operações da Wikia.

Ele revela que o PagerDuty integra-se com sistemas de monitoramento interno e externos e provê uma visibilidade sobre a saúde da infraestrutura a partir de um nível executivo, incluindo todos os detalhes necessários para a equipe técnica verifique os problemas imediatamente, reduzindo o tempo de solução.

Nas linhas da frente da operação, Stuart Walker, gerente de serviços técnicos da Mentor Graphics, tem tornado-se dependente do software FieldView, que já usa há cinco anos. “É uma solução de relatórios de acompanhamento que abrange o universo de TI e de produção. Justamente por isso é fácil de integrar equipamentos de vários fornecedores e diversos protocolos com um alcance global”, explica.

A ferramenta é utilizada para monitorar data centers e infraestruturas críticas que a companhia mantém espalhada ao redor do mundo. “É algo que me ajuda a dormir à noite sabendo que qualquer problema será detectado e alertado. Então, para o trabalho do dia, ele me ajuda a evitar desperdícios e ineficiências”, comenta.

Todd Kokoszka, vice-presidente de tecnologia da PI Worldwid, adora o Azure. A empresa do executivo ajuda clientes na tomada de decisões baseada em dados relacionados à contratação, desenvolvimento e alocação de funcionários. A plataforma da Microsoft permite que a companhia reduza sua dependência sobre o pessoal de infraestrutura.

“Estamos fazendo uma reconstrução completa da nossa aplicação SaaS para conhecimento comportamentais de funcionários”, detalha o executivo. “O Azure permite uma implantação contínua, reduzindo a necessidade de encadear uma variedade de construção, implantação e ferramentas de teste."

Jim Beck oferece suporte técnico para as pequenas empresas. “Nossos clientes necessitam do mesmo apoio que as grandes corporações, embora não tenham a mesma profundidade financeira para esse tipo de iniciativa. É aí que nós entramos”, explica, que sempre busca ferramentas para endereçar as necessidades do mercado que atende. “O ActivTrak tem sido uma benção para muitos dos nossos clientes, permitindo-lhes monitorar o que seus empregados estão fazendo sem ser intrusivo”, conta.

Graças a essa ferramenta, um dos clientes de Beck descobriu que um empregado tentava roubar clientes, um advogado afetando o andamento de um processo e um estagiário vazando informações. “A tecnologia mantém o controle na mão do empregador a um preço acessível”.

August Azzarello, engenheiro de qualidade na The Container Store, escreveu um depoimento sobre sua ferramenta favorita em termos de ampliação de produtividade: AppDynamics Platform Application Intelligence. Trata-se de uma plataforma de gerenciamento projetada para ajudar empresas a verem o que está acontecendo em seus ambientes de aplicativos e agir quando o desempenho das aplicações afeta negativamente o negócio.

“O AppDynamics da uma visão clara de nossa infraestrutura, tanto em ambientes de produção quanto de teste. Isso permite que nos concentremos mais na eficiência, no desempenho e na estabilidade, notificando pontos problemáticos. Mais e mais, estamos percebendo o poder da ferramenta, não só a partir de uma plataforma de monitoramento de produção de verdade, mas nos processos de desenvolvimento”, comenta. “A implementação simples de alertas aumentou o conhecimento do desempenho de nossa infraestrutura e nossas aplicações. Além disso painéis visuais ajudam a entregar a solução para múltiplos públicos corporativos”, detalha.

Jan Swaelens compartilha a mesma experiência, mas com outra tecnologia. “Estou apaixonado pelo dynaTrace porque nos dá uma visão cristalina do que está acontecendo, não só para a nossa aplicação, mas também do cenário completo de nossas implementações – que permite projetar como aquilo funcionará quando rodar para os usuários”, afirma o arquiteto de software da Sofico, desenvolvedora de sistemas para locação de automóveis e gestão de frotas.

A empresa utiliza a ferramenta há três anos. “Durante esse período, ela nos ajudou a identificar vários problemas em nossos aplicativos. Foram questões que eu nunca teria conhecido de outra forma. Por exemplo, questões de sincronização complexa causando lentidão e algumas execuções excessivas de SQL que sobrecarregavam o banco de dados”, ilustra.

Deixe uma resposta