Home  >  Carreira

Seis maneiras de fortalecer sua marca pessoal e impulsionar a carreira

Ter um blog, atualizar o LinkedIn, criar um site. Veja algumas dicas simples para aumentar sua visibilidade profissional

CIO EUA

17/04/2015 às 11h58

linkedin_smartphone_rede_social.jpg
Foto:

A marca pessoal é um bem intangível de alto valor para a construção de uma carreira em ascensão. A expressão trata de como cada um apresenta publicamente seu conjunto de habilidades, conhecimentos e talento para chamar atenção do mercado. A seguir, listamos seis dicas simples para fortalecer sua “brand” e posicioná-lo como destaque na hora de pleitear um novo trabalho.

Ter um blog

Manter um blog é uma boa maneira de mostrar conhecimento, talento e habilidades para ampliar a visibilidade em sua área de especialização. Trata-se também de uma forma de aumentar sua credibilidade, especialmente se conseguir ganhar destaque em fóruns a partir de abordagens interessantes e conteúdos relevantes. Outro ponto relevante é tentar inserir esse blog como convidado em um veículo de comunicação de relevância para o setor no qual quer ser influenciador.

Publicar artigos no LinkedIn

A questão já não é mais “escrever ou não um post para o LinkedIn”. Agora a dúvida é “quantas vezes e que conteúdo devo publicar”. Esse tema é especialmente relevante caso não possua um blog ou site pessoal. A rede social focada no mundo corporativo pode ser uma boa ferramenta para disseminar conteúdo para um público específico.

Networking, networking, networking

A maioria dos gestores de recursos humanos e recrutadores sabem que as melhores contratações vêm a partir de referências e indicações. Certifique-se de que suas habilidades de ativar uma rede de contatos são eficientes e de que sabe explorar isso da maneira correta.

Experimentar tecnologias (como o SlideShare)

A demonstração de conhecimento é simples a partir do uso de ferramentas como o SlideShare. Se você estiver usando a plataforma para publicar conteúdo (não confidencial!) e apresentações que você desenvolveu para o trabalho atual ou anterior, compreenda que aquilo pode ser um diferencial na composição da sua marca pessoal. Logo, faça bem feito.

Manter um site pessoal

Um site pessoal pode ser uma ótima maneira de destacar sua capacidade de comunicação, habilidades criativas e de design. Algumas ferramentas oferecem modelos simples e fáceis de usar, bem como adição de recursos (como blogs e conexões com redes sociais).

Aproveitar as comunidades

Faz de algum grupo social específico? Aproveite o que o torna singular e busque comunidades relacionadas a essa especificidade. Por exemplo: é mulher e trabalha com mainframe? Procure o grupo de mulheres que atuam com mainframe. Mora em Campinas e gosta de desenvolvimento ágil? Encontre o grupo de desenvolvimento ágil na região.

Deixe uma resposta