Home  >  Inovação

Efeito NSA? Netflix anuncia melhorias de segurança e nova interface

Serviço de streaming vai adotar criptografia HTTPS para todas as conexões entre seus servidores e assinantes.

PC World / EUA

16/04/2015 às 17h19

netflixhq_625.jpg
Foto:

O Netflix anunciou algumas novidades nesta semana, incluindo melhorias de segurança e uma nova interface para seus aplicativos de TV que devem chegar entre 2015 e 2016. O anúncio foi feito em um evento da empresa para acionistas. 

O serviço de streaming afirma que em breve vai proteger todas as conexões entre os seus servidores e os usuários com criptografia HTTPS, incluindo streams de vídeos e página em que você navega pelo conteúdo.

Atualmente, o Netflix só protege sua conexão com o seu site quando você faz login ou para outros dados sensíveis como os detalhes de pagamento da conta. Fazer streaming de conteúdo e navegar por títulos, no entanto, fica sem segurança, potencialmente revelando seus interesses para outros.

O que você assiste pode revelar muito sobre você, incluindo seus interesses pessoais e visões políticas. Por isso, é uma boa notícia que o Netflix esteja protegendo esses dados.

Efeito NSA?

O Netflix diz que decidiu implementar o HTTPS para proteger a privacidade dos assinantes em redes públicas de Wi-Fi e para evitar que funcionários e provedores de Internet possam “espionar” os usuários. 

No entanto, o diretor executivo da Freedom of the Press Foundation, Trevor Timm, descobriu um artigo acadêmico de dois engenheiros do Netflix que sugere que os vazamentos do Snowden também foram um fator decisivo.

Várias grandes empresas de TI usaram as revelações de Edward Snowden sobre a NSA como uma inspiração para criptografar mais pesadamente os seus dados, mais notavelmente o Google.

O Netflix diz que espera completar a adoção do HTTPS ao longo do próximo ano.

Nova interface

Além disso, o Netflix também anunciou que vai lançar uma nova interface de usuário para seus aplicativos de TV. A novidade deve chegar na segunda metade de 2015.

A empresa não está revelando detalhes específicos sobre a nova interface, mas afirma que vai “levar a reprodução de vídeos para a experiência de navegação”.

Não fica muito claro o que isso significa, mas parece que um tipo de preview em vídeo poderá começar a ser reproduzido automaticamente quando você navegar pelos títulos.

O Netflix também afirma que vai trabalhar para melhorar a maneira como promove os seus conteúdos originais para os assinantes, incluindo um melhor direcionamento de séries e programas originais com base no seu histórico.

Tags

Deixe uma resposta