Home  >  Carreira

Que benefícios atraem jovens talentos para carreira em empresas de TI?

Pesquisa mostra que trainees do setor de tecnologia da informação valorizam prioritariamente plano de carreira

Da Redação

15/04/2015 às 16h37

trabalho_mao_de_obra.jpg
Foto:

Plano de carreira. Esse foi o motivo apontado por 64% dos jovens que escolheram buscar programas de trainee em empresas de tecnologia da informação. Em seguida, pesaram na decisão critérios como o próprio segmento (55%) e a identificação com a causa do negócio (45%).

Esse cenário foi traçado na terceira edição da pesquisa Trainee do Futuro. Divulgada na quarta-feira (15/04), o levantamento ouviu 591 trainees de 21 a 30 anos, de 21 estados e contratados por 66 empresas de diversos setores.

Kleber Piedade, diretor da consultoria responsável pela pesquisa, enfatiza que, apesar de ser um segmento dinâmico, os jovens enxergam nas empresas de TI a possibilidade de fazer carreira e uma maneira de evoluírem de maneira acelerada.

De maneira geral, as empresas estruturaram seus programas para permitir que os trainees desenvolvam suas habilidades, tenham a movimentação acelerada que desejam e se preparem para serem os futuros líderes da organização.

Quando questionados sobre os motivos para iniciar sua carreira nesse tipo de programa, os jovens profissionais apontam temas como desenvolvimento acelerado (68%), job rotation (41%), posição de destaque (40%), visão generalista (38%) e contato com a liderança (32%).

Dentre as experiências previas mais relevantes para escolha de jovens destacam-se a experiência em outras empresas (50%) e a realização de intercambio (21%). Principais cargos ocupados pelso profissionais ao final dos programas dos candidatos foram os de coordenador júnior, analista sêncio e gerente júnior. Dos que passaram pelo processo, 37% querem ficar mais de 10 anos nas empresas e 51% pretende permanecer entre três e dez anos.

Deixe uma resposta