Home  >  Negócios

Nokia compra a Alcatel-Lucent por US$16,5 bilhões

Empresas anunciaram acordo nesta quarta-feira, 15/4. Nova gigante da telecom será chamada de Nokia Corporation.

PC World / EUA

15/04/2015 às 13h05

networks_625.jpg
Foto:

A Nokia anunciou ter entrado em acordo para comprar a Alcatel-Lucent em um negócio avaliado em cerca de 16,5 bilhões de dólares (15,6 bilhões de euros).

A empresa finlandesa também está considerando uma possível venda da sua unidade de mapas e navegação Here.

Nesta terça-feira, 14/4, a Nokia disse que estava conversando com a Alcatel sobre uma possível fusão.

Pelo negócio anunciado nesta quarta-feira, 15/4, a Nokia vai fazer um acordo pela Alcatel com uma oferta pública de ações nos EUA e na França, em uma base de 0,55 de uma nova ação da Nokia por cada ação da Alcatel.

Após a transação, os acionistas da Nokia terão 66,5% da empresa combinada, enquanto que os investidores da Alcatel-Lucent ficarão com 33,5%.

Com cerca de 114 mil funcionários, a companhia combinada será chamada de Nokia Corporation e terá seu HQ na Finlândia e uma forte presença na França, que terá alguns locais chaves de negócios e centros de pesquisa e desenvolvimento.

O atual CEO da Nokia, Rajeev Suri, deve permanecer no seu cargo na nova empresa combinada, enquanto que Risto Siilasmaa, atual diretor da Nokia, fará o mesmo. As diretorias das suas empresas concordaram com a fusão, que deve ser completada na primeira metade de 2016.

Deixe uma resposta