Home  >  Segurança

CPqD, Aker e Ztec lançam solução para comunicação móvel segura

Novidade específica para o setor de defesa e segurança está sendo mostrada na feira internacional LAAD Defence & Security

Da Redação

15/04/2015 às 12h28

seguranca-movel.jpg
Foto:

Uma solução de comunicação segura e gerenciamento de dispositivos móveis, desenvolvida no Brasil para atender especificamente o setor de defesa e segurança, foi criada pelo CPqD, em parceria com a Z Tecnologia em Comunicação e a Aker Security Solutions. A novidade está sendo exibida esta semana na LAAD Defence & Security - Feira Internacional de Defesa e Segurança, que aconteces entre os dias 14 e 17 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro.

O CPqD e a Ztec são Empresas Estratégicas de Defesa (EED) credenciadas pelo Ministério da Defesa (a Aker também está em processo de credenciamento), o que as habilita a desenvolver projetos estratégicos e a fornecer produtos e serviços para as Forças Armadas e o setor de defesa do país.

“Um dos destaques da solução é o altíssimo nível de segurança na comunicação, propiciado pela aplicação de criptografia fim a fim em todas as informações trocadas e consumidas por meio do dispositivo móvel”, afirma Bruno Gobbis, gerente de produto do CPqD. “Além disso, todas as aplicações corporativas ficam protegidas em uma área segura, separada dos aplicativos pessoais, que funciona como um contêiner blindado ao qual o usuário só tem acesso após fazer sua autenticação”, acrescenta.

Segundo Raimundo Saraiva, executivo da Ztec, essa área segura possui sistema operacional próprio, baseado em Android, e um cartão MCI SD (Módulo Criptográfico Interno com interface SD), que é inserido no lugar do cartão de memória nos celulares e tablets e proporciona uma rede de comunicação criptografada. Fornecido pela Ztec, o cartão é compatível com as regulamentações brasileiras e está apto a receber o algoritmo de Estado implementado em software ou hardware.

A solução também oferece recursos para o monitoramento e o gerenciamento remoto de todos os dispositivos, conteúdos e aplicativos móveis, em tempo próximo ao real, por meio de um portal web. Entre os recursos disponíveis para os administradores de TI, destacam-se os comandos de bloqueio e desbloqueio remoto (caso o dispositivo móvel seja roubado, por exemplo), remoção total dos dados, envio de mensagens e notificações aos usuários, gestão de senhas, etc.

Além disso, estão incluídos na nova solução diversos aplicativos de comunicação segura, como chat, SMS, e-mail e VoIP, suportados por um sistema de arquivos que permite importar para o contêiner qualquer arquivo do dispositivo móvel, para que ele seja criptografado e enviado para outra pessoa com toda a segurança. Também é possível incluir nessa área segura outros aplicativos corporativos - desde que a empresa ou instituição detenha o código-fonte.

Para completar, a solução ainda inclui toda a infraestrutura de hardware e software necessária para garantir a confiabilidade do ambiente, especialmente em situações de missão crítica: servidores, firewall, antivírus, sistema de prevenção de intrusão (IPS), entre outros recursos de proteção fornecidos pela Aker. “São várias camadas de segurança de rede, todas desenvolvidas no Brasil, inclusive para soluções em cloud, destinadas a mitigar ataques laterais ao sistema”, enfatiza Rodrigo Fragola, presidente da Aker.

Deixe uma resposta