Home  >  Plataformas

SAP Labs Brasil desenvolve protótipos com wearables e drones

Centro que fabricante alemã mantém no Rio Grande do Sul criou ferramentas utilizando conceitos para área de saúde e agronegócio rodando em Hana

Redação

17/03/2015 às 12h42

Foto:

Legenda:

O SAP Labs Latin America, centro de pesquisa e desenvolvimento que a alemã mantém em São Leopoldo (RS), desenvolveu ferramentas orientadas a conceitos como internet das coisas (IoT), tecnologias vestíveis e drones. A fabricante direcionou esforços para criação de soluções voltadas às verticais de saúde, agronegócio e sustentabilidade.

Protótipos envolvendo as tendências foram criados para uma competição entre colaboradores realizada em novembro de 2014. Na ocasião, foram apresentados quatro desafios e 40 funcionários participaram no desenvolvimento de três soluções.

Entre as ferramentas, há uma orientada à agricultura que se apoia na utilização de um Phantom Drone. O objetivo é administrar melhor as plantações para aumentar produção e eficiência, com base em técnicas que não agridam o meio ambiente.

“O equipamento coleta informações usando diferentes sensores, como os de temperatura, luminosidade e altura da planta, e utiliza uma imagem especial para inferir um valor IVDN (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) - número que serve para estimar volume, qualidade e desenvolvimento de vegetação”, detalha a provedora. Os são enviados para a plataforma SAP Hana, analisados em tempo real e apoiam a tomada de decisão para gerenciar a plantação.

O segundo protótipo, chamado HALP (Health and Life Platform ou Plataforma de Saúde e Vida) consiste na aplicação de sensores sobre a roupa de um bebê e serve para monitorar os sinais vitais em tempo real, ajudando no acompanhamento de doenças com base no histórico de informações da criança e na análise preditiva. Se o bebê estiver em uma posição indevida, uma das causas mais comuns de morte no período neonatal, o aplicativo envia um alerta para os pais.

O terceiro projeto é o SmartBuilding e tem como objetivo tornar o edifício do SAP Labs Latin America mais inteligente e sustentável. É um aplicativo conectado a vários sensores distribuídos pelas instalações, que medem e controlam iluminação dos escritórios, temperatura, ruído, vagas de estacionamento disponíveis ou o estado dos banheiros.

Deixe uma resposta