Home  >  Negócios

Segurança, mobilidade e cloud lideram prioridades das empresas

Pesquisa indica que organizações já percebem que esses tópicos podem impactar significativamente seu negócio

IDG News Service

08/01/2015 às 16h17

Foto:

Temas referentes à segurança e perda de dados, mobilidade e computação em nuvem são os três tópicos que figuram entre as principais prioridades dos executivos de TI. Pelo menos é o que mostrou um estudo da British Computing Society (BCS) ‒ Chartered Institute for IT. 

A constatação baseia-se em um levantamento anual que indagou 350 profissionais de tecnologia. De acordo com a pesquisa, segurança da informação (60%), a cloud computing (55%) e a computação móvel ‒ incluindo as políticas de BYOD ‒ (53%), são as principais prioridades para muitas organizações ao longo dos próximos 12 meses. 

O instituto acredita que esses tópicos aparecem no topo da lista dos líderes de tecnologia devido ao fato de que suas organizações já percebem que se tratam tópicos que podem impactar significativamente seu negócio, melhorar desempenho, ampliar a produtividade ou garantir a continuidade da operação. 

Apesar disso, 92% dos líderes de TI nas empresas entrevistadas sentem que as organizações onde trabalham não têm recursos suficientes para lidar com questões referentes a gestão e tendências tecnológicas estabelecidas como prioridade. 

Mais da metade dos responsáveis questionados (53%) avaliam que precisam melhorar competências de suas equipes. Uma percentagem similar diz necessitar de mais profissionais qualificados e apenas 8% considerou ter recursos suficientes para executar as tarefas necessárias. 

Dentro de uma perspectiva de três a cinco anos revelada pelo estudo, as prioridades para as organizações abordadas mudam pouco de figura. Entre as prioridades principais estão segurança da informação (54%), big data (42%) e de cloud computing (40%).