Home  >  Plataformas

Cisco entra na festa da consumerização com app grátis de colaboração

Fabricante desenvolveu uma ferramenta que une vários recursos familiares ao ambiente de consumo com apelo empresarial

Redação

18/11/2014 às 12h18

Foto:

A Cisco promete empacotar e entregar capacidades de colaboração através de um aplicativo web e mobile que replicar a experiência do mundo de consumo no universo corporativo. A solução, chamada de Project Squared, reúne uma série e aplicações “consumerizadas” construídas por startups em um ambiente empresarial que agrupa colaboração, troca de mensagens, produtividade, vídeo conferência e outros recursos de comunicação. 

A composição tecnológica inclui mensageria móvel  Cotap, processadores de texto e planilhas Quip, salas de bate-papo da Slack, gerenciamento de projeto e tarefas da SmartSheet e conferências em vídeo baseadas em nuvem da Vidyo e Blue Jeans Network. 

Adam Preset, analista do Gartner, observa que o Project Squared competirá diretamente por espaço no mundo dos aplicativos móveis de troca de mensagens desenhados depois do “furacão” gerado por ferramentas populares no universo de consumo como WhatsApp. O especialista cita que é um espaço ainda em desenvolvimento e onde há espaço para concorrência. 

Uma versão beta da ferramenta está disponível para download gratuito para rodar em dispositivos com iOS e Android. A tecnologia deverá rodar também em computadores com MacOS e em versão Web para navegadores Chrome, Firefox e Safari. O projeto dá à provedora um lugar a mesa entre os aplicativos corporativos móveis, uma vez que é aberto para qualquer usuário e, não necessariamente, demanda aprovação dos departamentos de tecnologia. 

“Fabricantes como Cisco começam a reconhecer que a consumerização da tecnologia e movimentam-se para replicar recursos mais simples e usabilidade vista nesses apps”, comenta Tim Banting, analista da Current Analysis. 

Usuários da solução podem formar times divididos em salas, convidar colegas de trabalho e colaboradores externos para participarem das discussões, que suportam diversas possibilidades de interação. Os arquivos compartilhados através do aplicativo são hospedados na nuvem da provedora, que teria a garantia de criptografia a esse conteúdo. 

O Project Squared, de certa forma, complementa a linha de produtos de colaboração e comunicações unificadas (UC, na sigla em inglês) da Cisco, levando recursos para um universo mais amplo de usuários. “A empresa está preenchendo uma lacuna em seu portfólio”, acredita Preset, do Gartner, que também não esconde a criação de uma nova marca para o produto, ao invés de aproveitar linhas existentes. 

Muitas das ferramentas da fabricante já trazem componentes móveis. Dessa forma, mesmo com a avaliação do especialista, não fica claro que não haverá sobreposição com tecnologias já comercializadas pela provedora. Por enquanto, a empresa afirma que o novo app se integrará com o WebEx, bem como com recursos de aplicações Microsoft e Box. 

Deixe uma resposta