Home  >  Plataformas

Watson aprende português e chega ao Brasil

admin

08/10/2014 às 12h06

Foto:

A IBM acelera o Watson como uma plataforma global. O supercomputador chegará a seis continentes e mais de 25 países. No processo de expansão, a máquina está aprendendo a falar português (além de espanhol e francês) e percorre o caminho para chegar o Brasil (além de centros na Inglaterra, Austrália e Singapura) em breve.

O processo alinha-se a um desejo manifestado com a companhia em junho, quando sinalizou planos de trazer a tecnologia ao país. O equipamento rodará na estrutura que a companhia mantém na cidade de São Paulo.

No início de 2014, a IBM investiu US$ 1 bilhão no Watson Group. Os recursos direcionam-se a pesquisa e desenvolvimento e aplicações em nuvem. Na terça-feira (08) abriu um grande escritório para a divisão que cuida do supercomputador na cidade de Nova York. 

Outra iniciativa versa sobre um movimento de abertura cada vez maior do supercomputador para formação de um ecossistema de parceiros que abasteçam a máquina com sistemas. O foco das soluções aponta aplicações nas verticais de saúde e finanças. 

O supercomputador da IBM ganhou notoriedade em 2011 ao vencer concorrentes humanos em um programa de auditório (Jeopardy) respondendo questões complexas e demonstrando capacidade cognitiva. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *