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Você é um líder que sabe motivar sua equipe?

Há vários fatores que desmotiva os profissionais. Conheça alguns deles e veja como reverter esse quadro.

Redação

03/10/2014 às 7h48

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Os motivos que levam a desmotivação dos colaboradores de uma empresa são conhecidos. Dentre estes os mais relevantes são ausência de um plano de carreira, desafios impossíveis,  o não  reconhecimento nos trabalhos desenvolvidos, falta de um plano de remuneração variável, clima organizacional ruim e problemas pessoais.

Porém, o resultado destes problemas para empresas podem ser muito mais graves do que os empresários pensam, adverte Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting.

Entre as consequências, ele menciona baixa produtividade, atraso na entrega de tarefas, anta taxa de turnover, faltas constantes, falta de comprometimento e até mesmo sabotagens. 

Para se ter ideia a Universidade de Harvard tem estudos mostrando resultados interessantes nessa área.

O consultor cita pesquisas sobre motivação individual e de grupos em que apontam que um profissional pode passar a vida com um rendimento de 25% de sua capacidade de trabalho e ainda assim manter seu emprego. 

O mesmo indivíduo, motivado corretamente, cresce em seu desempenho, chegando a atingir 80% de sua capacidade.

Assim, o ponto fundamental para os líderes das empresas é detectar os colaboradores que podem estar se desmotivando e reverter este quadro. 

Um dos caminhos para isso é realizar uma pesquisa de clima organizacional e obter constantes feedbacks dos colaboradores. 

Mas, só isso não basta. O líder deve estar atento, porque um colaborador que está começando a se desmotivar pode ser facilmente detectado no cotidiano o que facilita muito a mudança da situação.

Para facilitar a vida das lideranças Barbosa recomenda a implementação de políticas que trazem bons resultados. Veja a seguir algumas delas:

• Realizar uma pesquisa de clima organizacional com metodologia bem estruturada e análise aprofundada dos resultados;

• Implementar um plano de avaliação de desempenho com uma boa frequência e avaliação 360 graus;

• Elaborar um plano de cargos e salário baseado em competências e com regras bem definidas que devem ser muito bem divulgadas;

• Ter um plano de carreira visando a retenção de talentos tão escassos atualmente;

• Avaliar as necessidades primordiais dos colaboradores e fornecer pacotes de benefícios que possam supri-las;

• Adotar política de comunicação adequada, não deixando espaço para "rádio peão" e possibilitando que todos estejam de acordo com a missão da empresa.