Home  >  Plataformas

Quatro orientações do Gartner para adoção de SDN

Consultoria recomenda uma visão clara de como as redes definidas por software poderão beneficiar o negócio, incluindo o seu impacto na infraestrutura existente.

Computerworld

28/08/2014 às 9h21

Foto:

A habilidade de criar redes virtuais de modo rápido e eficiente – em vez de programar hardware conectado por rede individualmente – tem apontado as redes definidas por software (SDN) como a solução que os gerentes de TI têm buscado para economizar tempo e recursos.

Contudo, existe uma diferença entre a teoria por detrás de um avanço de TI como as SDNs e a experiência real de implantação e utilização.

Analistas do Gartner defendem que a abordagem pode ser aplicada a redes de campus e WAN empresariais,  embora o mercado venha dabno uma grande atenção à implantação de data centers e de redes de grandes operadoras serviços de telecomunicações.

A consultoria define Software Defined Networking (SDN)  como  ”uma nova abordagem para a concepção, construção e gestão de redes, capaz de trazer para as redes uma agilidade semelhante àquela oferecida às infraestruturas de servidor, pela abstração, virtualização  e orquestração.

Em uma arquitetura SDN, os planos de controle e de dados estão dissociados. A inteligência da rede e sobre o seu estado são logicamente centralizados. A infraestrutura de rede subjacente é captada a partir de aplicações de rede e de funcionalidades. Além disso as facilidades de programação inerentes podem suportar a programação de controles externos e a automação.

Assim, o Gartner acredita que as empresas poderão avaliar a utilidade da SDN para as suas organizações:

1 - Explorando os potenciais benefícios e riscos da SDN para a sua organização, com cuidado para identificar abordagens que simplesmente renomeiam arquiteturas antigas com “buzzwords”.

2 - Considerando que a SDN tem potenciais impactos na segurança, importantes. A estratégia de segurança deve evoluir com a estratégia SDN , prevendo incorporar novas necessidades e oportunidades trazidas pela nova abordagem.

Melhorar a segurança da rede é um benefício potencial crítico da SDN. A oferta melhora claramente a segurança ou cria desafios adicionais nesta área (ou ambos)?

3 - No caso de haver um enfoque na rede de data centers em primeiro lugar, envolvendo as equipes de gestão de servidores, de virtualização, de segurança e de armazenamento na discussão para garantir a adoção de uma abordagem única.

4 - Considerando que adoção de SDN requer uma nova forma de pensar capaz de ameaçar os engenheiros de rede existentes. Identifique os membros de sua equipe com as habilitações e visão para liderar o processo de avaliação.

Há uma quantidade considerável de trabalho e de formação profissional exigidas antecipadamente para implementá-las, e os profissionais de TI precisam estar preparados para orientar suas organizações, determinando quando as novas tecnologias são de fato relevantes e quando devem ser implementadas.

Em outras palavras, é importante ter uma visão clara de como a tecnologia SDN irá beneficiar o negócio, incluindo o seu impacto na infraestrutura de rede existente. Planos para implantação de SDN devem avaliar o impacto da arquitetura geral da rede no longo prazo.

Lembre-se também de que SDN está em sua infância. Os padrões de mercado e as tecnologias ainda vão evoluir. Muitas ofertas de SDN hoje ainda são incompletas ou exigem extensa adaptação. Por isso, compradores de TI devem exigir testes piloto e fazer avaliações com cuidado antes se comprometerem com uma arquitetura específica.