Fundação Vanzolini é certificadora da ISO 29110-4 para software de PME
Desenvolvedora de aplicações Pandora, de São Paulo, foi a primeira do Brasil a receber novo selo, voltado para micro e pequenas empresas.
Redação
03/06/2014 às 12h34
A Fundação Vanzolini, certificadora da ISO 29110-4 para empresas desenvolvedoras de software no Brasil, em parceria com o Sindicato das Empresas de Informática no Espírito Santo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), é responsável pela primeira turma do País certificada nessa norma destinada ao processo de desenvolvimento para empresas de software.
A ISO 29110-4 é direcionada ao processo de gerenciamento de projeto e implementação de software. Por meio dela, as pequenas e médias empresas (PMEs) desenvolvedoras de software ganham em qualidade, competitividade, técnicas de gestão e credibilidade.
Presente no Brasil desde 2012, mas só agora em fase de implementação, a ISO 29110-4 representa para as micros e pequenas empresas de desenvolvimento de software uma opção de certificação direcionada às demandas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
De acordo com o professor Airton Gonzalez, auditor de sistemas de gestão da Fundação Vanzolini, é avaliado nos processos internos da organização o nível de implementação do Processo de Gerenciamento de Projetos e do Processo de Implementação de Software, a fim de verificar a aderência aos requisitos da norma ISO 29110-4.
“A norma é direcionada na melhoria de processos de software e tem dois processos principais: gerência de projetos e implementação de software. Com ela, cria-se uma base para as empresas terem mais sucesso em seus processos internos e externos”, diz o especialista. A Fundação Vanzolini é a primeira certificadora da ISO 29110-4 para empresas desenvolvedoras de software no Brasil.
O processo de certificação conta com a participação de auditores qualificados que avaliam o desenvolvimento de determinado software e verificam a compreensão da organização quanto aos requisitos da norma, em especial com relação à identificação de aspectos-chave ou significativos de desempenho, de processos e da operação do Processo de Desenvolvimento de Softwares.
Em São Paulo, a Pandora Soluções, desenvolvedora de software, foi a primeira a passar por um processo de auditoria para a certificação da ISO 29110-4. A empresa tornou-se a pioneira no País e a décima no mundo a passar por essa auditoria e possuir o selo de qualificação da norma, tendo colaborado na produção do estatuto dessa certificação.