Home  >  Acervo

CIOs discutem como a TI impacta nas estratégias dos negócios

Assunto foi um dos temas debatidos durante o CIO Global Summit, que reuniu cerca de 70 líderes de TI em Recife

Redação

25/04/2014 às 16h47

Foto:

Uma das principais buscas dos líderes de TI e CIOs é por uma visão integrada de negócio e por entender como a tecnologia impacta na estratégia das empresas. Quem tem essa visão mais estruturada, entende melhor os problemas e sabe como se relacionar com os usuários, diretoria e até com os fornecedores, porque entendem o que eles precisam. 

Quando o profissional consegue ser um bom integrador, será também um bom CIO, porque poderá antecipar as necessidades do marketing, por exemplo, em uma situação de lançamento de produto. Em relação aos modelos de gestão as empresas estão muito parecidas, o que as diferencia, e também ao CIO, é a capacidade de inovar e a liderança. 

São essas questões que fazem o profissional de TI ter credibilidade, o que também é essencial para um bom relacionamento com toda a companhia. 

Para ajudar os gestores de TI nessa empreitada, os editores da Revista CIO levaram a discussão para Recife (PE), reunindo cerca de 70 líderes de TI de médias e grandes empresas; consultores, especialistas e representantes da indústria para um encontro durante o CIO Global Summit, na semana passada. 

O encontro rendeu discussões sobre o momento em que todos desejam ter informação a toda hora e em qualquer lugar pelos mais variados tipos de dispositivos móveis. 

O consultor Anderson Figueiredo avaliou o cenário atual, abordando temas como cloud computing e mobilidade. Também apresentou as principais tendências para um futuro bem próximo. 

Discussões sobre soluções convergentes foram tema da palestra de Rodrigo Cabral, especialista da Dell. Issami Suzuki da Locaweb apontou as transformações para o e-commerce do futuro, bem como a necessidade de escalabilidade, agilidade e segurança. Já Fernando Melo do UOLDIVEO destacou a necessidade de infraestrutura eficaz para projetos em nuvem.

Jaqueline Avelar, consultora sênior do Grupo Gar, tentou sensibilizar os líderes sobre a necessidade de flexibilizar e adaptar habilidade em transmitir e receber informações, ampliando o entendimento sobre atitudes que facilitam a abertura do canal de comunicação e minimizam ruídos, além de resistências em relação ao que está sendo transmitido.

Para os CIOs Gilvandro Rodrigues, da Unimed Nordeste e Estevam Ferreira, da Fundação Martiniano, encontrou ofereceu oportunidade para conhecer de perto algumas novidades e tendências em TI.

O CIO Global Summit conta com o apoio de conteúdo do IDC, do CIO Executive Council e do Grupo GAR. É um encontro promovido pela Revista CIO e organizado pelo Now!Digital. O calendário de 2014 prevê ainda a realização do encontro em outras quatro cidades: Curitiba, Porto Alegre, Campinas e Rio de Janeiro.