Home  >  Carreira

Encontro global da Cisco tenta atrair mulheres para mercado de TI

Empresa realiza evento global “Girls in ICT Day” com versões simultâneas em São Paulo e no Rio de Janeiro, com participação também de outros países da América Latina via telepresença.

Redação

22/04/2014 às 15h26

Foto:

A Cisco busca reduzir a desigualdade de gêneros no mercado da Tecnologia da Informação e Comunicação, reconhecendo a necessidade de uma maior participação das mulheres no setor. Uma das iniciativas da companhia neste sentido é o “Girls in ICT Day”, um evento global no qual a Cisco recebe mulheres de 15 a 25 anos em seus escritórios a fim de apresentar opções de estudos e carreiras em TIC. 

No Brasil, o “Girls in ICT Day” acontece simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, com participação também de outros países da América Latina via Telepresença – tecnologia de videoconferência em alta definição.

Idealizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), o “Girls in ICT Day” é um esforço global de sensibilização para capacitar e incentivar garotas e jovens mulheres a considerar o ingresso no mundo da TIC. O evento acontece sempre na última quinta-feira de todo mês de abril, conforme estabelecido pelos membros da UIT. 

Na Cisco, a ideia é convidar as adolescentes para um dia diferente nos escritórios da companhia, entendendo melhor o setor e as oportunidades que a área pode gerar para elas no futuro.

Em São Paulo, a Cisco deve receber 27 meninas, todas alunas do Programa Cisco Networking Academy, vindas de quatro escolas: Associação Comunitária Despertar, Centro Paula Souza, CIEE e Senac São Paulo.  

No Rio de Janeiro, o evento irá acontecer no Centro de Inovação (COI) com o mesmo número de participantes, das seguintes academias: Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro e Senac Rio de Janeiro. As meninas têm entre 15 e 20 anos.

A agenda do evento conta com tours pelos escritórios da empresa em São Paulo e pelo Centro de Inovação do Rio de Janeiro, apresentações, palestras e atividades práticas. O “Girls in ICT Day” da Cisco neste ano contará com a presença do presidente da Cisco do Brasil, Rodrigo Dienstmann, a Diretora de Iniciativas de Transformação e Investimentos Estratégicos para o país, Nina Lualdi, e sessões de executivas da companhia contando sua trajetória profissional.

Este será o terceiro ano consecutivo com a participação da Cisco. No ano passado, o “Girls in ICT Day 2013” contou com a participação de 170 mulheres, em 10 escritórios da Cisco na América Latina. O número de participantes subiu neste ano e está previsto para 250 garotas em 12 escritórios distribuídos pela América Latina e Caribe. 

O evento não é a única atividade da Cisco para a igualdade de gêneros em TIC. Outra atividade da companhia foi o fórum “Women in Technology” (“Mulheres na Tecnologia”) ocorrido em março, uma plataforma social onde as mulheres da companhia puderam expandir sua rede de contatos e discutir assuntos em comum.

 

Deixe uma resposta