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Infraestrutura de alguns lojistas virtuais falha na Black Friday

admin

04/12/2013 às 13h09

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Estudos da E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, revelam que a edição 2013 da Black Friday Brasil registrou um crescimento nominal de 217% em relação a 2012, e movimentou R$ 770 milhões. Com esse aumento exponencial, alguns sites tiveram dificuldade para finalizar as transações, chamando atenção de lojistas virtuais para reforço da infraestrutura para suportar esse negócio no Natal e Copa do Mundo, quando as compras online tendem a dar um salto no País.  

Um dos termômetros de que o e-commerce brasileiro precisa investir mais para atender à demanda dos consumidores online em períodos de alto pico é o levantamento realizado pela Compuware, que fornece tecnologia para gestão de desempenho das aplicações de websites e mediu o desempenho de 50 importantes sites no período do Black Friday.

As análises realizadas pela Compuware relataram problemas intermitentes em vários sites. Tais problemas não ocorreram todo o tempo, porém, em alguns casos, não permitiram que a transação de compra fosse finalizada pelo cliente. "Isso resulta em experiência negativa do consumidor em relação ao e-commerce, que por sua vez tem perda de receita", aponta o relatório da empresa.

Veja a seguir alguns problemas detectados pelo estudo durante a Black Friday que podem ocorrer novamente e como irá afetar o consumidor.

1- Conectividade de rede

Erros de rede DNS ocorrem mesmo antes da conexão com o site. Acontecem no trajeto entre o cliente (usuário final) e o site. São aqueles problemas de ‘reta final’, que entregam mensagens como: Server not found.

2- Erros de Servidor

Há também aqueles erros que ocorrem quando a conexão com a rede é estabelecida. Ocorrem no servidor, o qual deveria abrir a página web para o cliente. Essas falhas de servidor podem indicar problemas com servidores sobrecarregados ou problemas com a lógica de código. Alguns exemplos são vistos em mensagens como: 

Access Denied; 

Server Error; 

Checkout;

500 Internal Error; 

Ocorreu um erro em nossos servidores; 

Desculpe. Não foi possível acessar a página no momento.

3-Performance

Há ainda os problemas de performance. O servidor responde à conexão, porém sua resposta é muito lenta dando a impressão de que o processo da solicitação travou. 

Os usuários costumam ter baixo nível de tolerância em relação a isso e tendem a abandonar a página quando o site para de responder, muitas vezes buscando o site de um concorrente. Esses casos estão normalmente atrelados a problemas com a base de dados ou com a codificação de lógica do site. 

Demora de processamento: isso faz com que o usuário abandone a página ou o site, caso precise aguardar por longo período o retorno de mensagens como:

Verificando informações! Aguarde;

equinix_datacenter.jpg

Verificando garantia;

A má experiência do consumidor também pode ser vista quando há pouco conteúdo nas páginas, conteúdo faltante ou lento, deixando espaços em branco na página.

4- Logística

Às vezes o problema não é técnico, mas sim de lógica de fluxo, como, por exemplo, a verificação dos níveis de estoque do produto é feito somente quando o processo de compra já está bem adiantado em vez de logo no início do processo. 

Isso faz com que o comprador em potencial perca tempo selecionando o produto, fazendo o login, indicando o endereço de entrega, somente para, no último passo, ser notificado de que o produto está indisponível.

 

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