Home  >  Plataformas

PaaS atingirá receita global de US$ 707,4 mi em 2011

admin

18/10/2011 às 15h48

Foto:

A receita mundial de Plataforma como Serviço (PaaS) será de 707,4 milhões de dólares em 2011, acima dos 512,4 milhões de dólares alcançados em 2010. As projeções são do instituto de pesquisas Gartner, que informa ainda que nos próximos anos o mercado vai salta e alcançar faturamento de 1,8 bilhão de dólares em 2015.

Fabrizio Biscotti, diretor de pesquisas do Gartner, explica que a computação em nuvem envolve três aspectos tecnológicos: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e  software como serviço (SaaS) e que SaaS está mais desenvolvido. “PaaS ainda não, acreditamos que a batalha entre os fornecedores deverá se intensificar”, comenta.

De acordo com Biscotti, os primeiros produtos de PaaS suportavam a capacidade do servidor de aplicações, porém, o mercado se expandiu e englobou outros dispositivos de middleware como serviço, como integração, gestão de processos, portal e transferências de arquivos gerenciadas (MTFs).

Para o Gartner, cada vez mais as ofertas nesse campo deverão ganhar a disputa nos mercados de low end dos portais, servidores de aplicações e gestão de processos de negócios (DPM).

Na opinião de Yefim Natis, vice-presidente e analista do Gartner, os usuários predominantes da PaaS deverão procurar provedores que forneçam suítes de funcionalidades amplas e integradas, forçando a consolidação das ofertas especializadas. “No entanto poucos fornecedores oferecem o serviço desta forma”, completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *