Home  >  Negócios

Intel anuncia compra da divisão wireless da Infineon

Valor da aquisição foi de US$ 1,4 bilhão e deve marcar presença mais forte da fabricante de chips no mercado de smartphones e tablets.

IDG News Service

30/08/2010 às 9h47

Foto:

A Intel anunciou nesta segunda-feira a aquisição da divisão wireless da Infineon Technologies. O valor da transação foi de 1,4 bilhão de dólares e é um passo importante para que a fabricante de chips finque seus pés no mercado de smarphones e tablets, onde tem pouca presença.

A compra desta divisão da Infineon fará com que alguns dos maiores fabricantes mundiais de smartphones se tornem clientes da Intel. Isso porque a Infineon Wireless produz chips e processadores 3G baseband que são usados em smartphones como o iPhone, o Samsung Galaxy S, além do tablet iPad.

A Infineon foi criada quando a Siemens separou sua divisão de semicondutores em 1999.

A maioria dos chips para telefones móveis é produzida pela rival ARM. A Intel olha esse setor com interesse, uma vez que acredita que o volume de processadores para dispositivos móveis irá ultrapassar os CPUs tradicionais que funcionam em PCs. 

No início desse ano, a Intel lançou chips de baixo consumo da linha Atom para smarphones high end e, até 2001, espera-se a chegada de novos processadores Atom com maior eficiência energética para dispositivos móveis.  A maioria dos componentes dessa série está presente em netbooks e a Intel tem se esforçado para implantá-los também em smartphones.

Até o final da semana passada, a Infineon declarou que estava em discussões com a Intel para sobre uma operação "relativa a sua divisão de soluções wireless". Esta unidade representa 30 por cento de suas receitas totais anuais, algo em torno de 1,17 bilhão de dólares.

Para o terceiro trimestre fiscal de 2010, que terminou no dia 30 de junho, a receita desta divisão cresceu 38 por cento, representando 29 por cento da receita total deste mesmo período na Infineon.

Outras empresas, como a Samsung e a Broadcom espalharam boatos de que estavam em coversações com a Infineon para adquirir esta mesma divisão. 

Esta é a segunda companhia que a Intel compra em menos de duas semanas. Isso porque a fabricante de chips anunciou a aquisição da empresa de segurança McAfee, no último dia 19, por 7,68 bilhões.

 (Summer Lemon, em Cingapura, contribuiu com esta reportagem)

Deixe uma resposta