Home  >  Carreira

Oracle perde co-inventor do XML para o Google

Ex-evangelista de XML da Sun, Tim Bray, é contratado para a equipe do Android.

IDG News Service

16/03/2010 às 16h03

Foto:

Um ex-funcionário da Sun e co-inventor do Extensible Markup Language (XML), Tim Bray, trocou a Oracle pelo Google, onde será um "desenvolvedor-defensor" da equipe de desenvolvimento do Android, no Google. A informação foi anunciada por Bray, em seu blog. "Recebi uma oferta para permanecer na Oracle, mas decidi recusar. Talvez eu conte a história quando possa falar sobre o assunto sem que isso me afete", escreveu.

Bray foi diretor de tecnologias web da Sun, mas talvez seja mais conhecido como um dos criadores do XML, sistema padrão para troca de dados e documentos por múltiplos sistemas. Subsequentemente, o uso do XML serviu de base para a maior parte dos protocolos de serviços web, bem como para o popular Really Simple Syndication (RSS).

Tradicionalmente a Oracle se apresentou como defensora do XML, usando-o como língua-franca para permitir que diferentes componentes da próxima geração do middleware Fusion compartilhem informações.

No post de seu blog, Bray citou inúmeras razões para ir para o Google, a maioria delas centrada no Android. Ele disse admirar o projeto Android por ser open source, por suas interfaces de programação de aplicativos e pelo fato dele competir com o iPhone, da Apple. "A visão do iPhone sobre o futuro da internet móvel" é "um jardim da Disney cercado por advogados de dentes afiados. As pessoas que criam aplicativos servem à vontade do dono do jardim", escreveu.

Bray não é o único ex-funcionário da Sun que agora está escrevendo posts com franqueza sobre o mundo da TI. O ex-CEIO da Sun, Jonathan Schwartz, deu início a um blog após deixar a companhia, após a aquisição pela Oracle. O mesmo fez o ex-Chief Open Source Officer, Simon Phipps.

Deixe uma resposta