Home  >  Segurança

ONG cria manual de segurança para cloud computing

Cloud Security Alliance, organização voltada para a publicação de melhores práticas em cloud computing, lança segunda versão de documento com orientações.

IDG News Service

21/12/2009 às 15h49

Foto:

A organização sem fins lucrativos Cloud Security Alliance (CSA), entidade com sede nos Estados Unidos focada em determinar padrões para segurança nas nuvens, publicou a segunda edição de suas orientações sobre o tema. O texto descreve a arquitetura de framework e uma série de recomendações sobre segurança em nuvens. A primeira edição do documento foi publicada em abril.

O documento busca também fornecer definições mais claras a respeito de cloud computing. De acordo com a CSA, os ambientes incluem consumo sob demanda e em modelo de autoserviço; permitem acesso amplo via redes de comunicação; são desenhados a partir de um conjunto de recursos compartilhados de computação; podem ser escalados rapidamente para mais ou para menos, dependendo da demanda; e envolvem algum tipo de métrica para registrar o volume de uso.

De acordo com a CSA, as vantagens apresentam desafios de segurança. Para tornar o modelo viável, os fornecedores precisam oferecer o serviço a diversos segmentos do mercado. E integrar segurança dentro desse modelo acaba sendo visto como forma de tornar o cloud computing mais inflexível, impedindo a estruturação de uma oferta mais ampla.

O documento levanta questões de segurança em nuvens sob 13 diferentes pontos de vista, que vão desde questões de governança, como conformidade e auditoria, a preocupações operacionais, como recuperação de desastres, segurança de aplicação e gerenciamento de identidade.

O documento completo está disponível para download no site www.cloudsecurityalliance.org.