Home  >  Negócios

Empresa processa IBM por prejudicar produtos de rivais

Neon acusa IBM de convencer usuários a não usarem produtos de rivais menores. IBM afirma que software da Neon altera desempenho de mainframes.

IDG News Service

15/12/2009 às 12h33

Foto:

Uma ação judicial aberta nesta na segunda-feira (14/12) acusa a IBM de depreciar produtos feitos por rivais menores para proteger seu negócio de mainframe.

O pivô do processo é a aplicação ZPrime, da Neon Enterprise Software, focado em otimização dos mainframes da IBM com o aproveitamento de processadores secundários (SPs, da siga specialty processors).

A IBM disse aos seus consumidores que o software da Neon pode fazer com que os consumidores sejam obrigados a pagar por licenças de software para cargas de trabalho transferidas para os SPs. Segundo a Neon, autora do processo, a afirmação não é verdadeira.

Em um comunicado, a IBM afirmou que a ação “não tem mérito, e que os produtos da Neon não oferecem inovações.”

“Softwares da Neon deliberadamente subvertem a maneira que computadores mainframe da IBM processam dados”, disse a IBM. “Isso é equivalente a um morador que altera o medidor elétrico de sua casa para economizar dinheiro. A IBM investiu bilhões de dólares em mainframes durante a década, e estamos protegendo nossos investimentos”, finalizou.