Home  >  Plataformas

Cisco entra na briga com Google, IBM e Microsoft

Empresa apresenta novas soluções de colaboração para competir nos mercados de software como serviço (SaaS)e colaboração online.

Rodrigo Afonso

09/11/2009 às 10h01

Foto:

A Cisco, empresa que nasceu no segmento de equipamentos para redes, anuncia nesta segunda-feira (9/11) lançamentos de colaboração para concorrer com soluções de empresas como Google, Microsoft e IBM.

Um dos principais lançamentos é o WebEx Mail, sistema de e-mail corporativo oferecido na modalidade de software como serviço (SaaS, da siga em inglês), hospedado na nuvem da companhia. A solução de e-mail concorrerá diretamente com o Gmail da Google, Lotus Notes da IBM e Exchange Online, da Microsoft.

A empresa anuncia também o o WebEx Connect, ferramenta de mensagens instantâneas que pode ser oferecida como serviço.

As novas soluções têm a possibilidade de serem integradas à Cisco Enterprise Collaboration Plataform, diretório corporativo que busca simular a experiência das redes sociais, como o Facebook, com a diferença de que a plataforma pode ser gerenciada em ambiente seguro.

“Por meio da ferramenta, os usuários de uma empresa poderão colaborar por meio de uma única plataforma, acessíveis em uma única tela”, afirma o gerente de desenvolvimento de negócios para colaboração, Fernando Lucato. O conceito é parecido com o Wave, ferramenta da colaboração do Google que está em fase de testes.

Ainda na área de software social, a empresa lança o Cisco Show and Share, plataforma de compartilhamento de conteúdo em vídeo e Cisco Pulse, dispositivo no qual usuários identificam conteúdos especializados e compartilham com a equipe de trabalho.

A plataforma de colaboração será interoperável com smartphones graças à expansão da ferramenta Comunicador Móvel Unificado da Cisco. “A ideia é que os usuários tenham no celular as mesmas aplicações que no PC tradicional”. Hoje a solução se restringe a transferir as ligações do ramal do usuário para o telefone móvel.