Home  >  Negócios

Microsoft corta pela metade preço do Exchange Online

Para competir com o serviço Google Apps, do Google, redução de valores mensais por usuários inclui também o pacote Business Productivity Online Service

IDG News Service

03/11/2009 às 15h42

Foto:

A Microsoft cortou pela metade o valor mensal por usuário dos serviços do Exchange Online e 33% do valor mensal por usuário do pacote de aplicações online de produtividade Business Productivity Online Services.

A redução de 10 dólares para 5 doláres do Exchange Online é significante e aproxima a Microsoft dos preços cobrados pelo pacote Google Apps Premier Edition (GAPE), do Google, que tem como base o serviço de e-mails Gmail e inclui outros aplicativos de produtividade.

Além do corte, a Microsoft também afirmou que o tamanho de armazenamento das contas de e-mail aumentará de 5 gigabytes (GB) para 25GB. O custo anual do Exchange online passa a ser de 60 dólares, enquanto o Google cobra 50 dólares pelo GAPE.

No caso do pacote Business Productivity Online Services (BPOS), o preço cairá de 15 dólares por mensalidade de usuário, para 10 dólares. Os usuários têm de comprar um mínimo de cinco unidades.

O BPOS inclui o Exchange Online com os serviços Hosted Filtering, SharePoint Online, Office Communications Online e Microsoft Office Live Meeting. Há também versões menores do pacote para consumidores que utilizam os serviços com menor frequência.

“Acredito que a redução do preço é uma combinação de melhorias da infraestrutura da empresa e competição acirrada no setor”, afirma Guy Creese, analista do Burton Group. “Se não existisse concorrência, considerando a situação financeira da Microsoft do ano passado, tenho certeza que eles embolsariam o lucro extra.”

O vice-presidente corporativo da Microsoft Online, Ron Markezich, afirmou que a redução do preço é um reflexo da popularidade e maturação do BPOS, que, segundo ele, hoje tem mais de um milhão de clientes ativos.

Deixe uma resposta