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5 dicas para evitar perda de dados confidenciais

Mesmo com todos os investimentos em segurança de perímetro, as informações confidenciais das empresas ainda vazam por culpa dos usuários. Confira dicas para evitar que as falhas ocorram.

Rodrigo Afonso

14/09/2009 às 17h40

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Líderes empresariais muitas vezes queixam-se de que fizeram altos investimentos em tecnologia para segurança da informação, mas continuam enfrentando problemas com vazamento de informações. A maior parte desses vazamentos ocorre por erros cometidos pelos usuários.

Segundo Marcelo Brunner, especialista em prevenção a perda de dados da EZ-Security, o surgimento de novas tecnologias, denominadas DLP (Data Loss Preventon), é um dos indicativos de que as empresas começam a se preocupar com o assunto.

Para aconselhar as empresas e seus funcionários sobre segurança da informação, Brunner deu cinco dicas que podem ajudar a evitar prejuízos:

1 – Cuidado ao armazenar informações confidenciais na redes sem qualquer restrição de leitura e escrita.

2 – Não envie documentos e planilhas para e-mails pessoais. Os arquivos vão parar em ambiente inseguro, como o computador doméstico do funcionário, e podem vazar.

3 – Evite ao máximo copiar informações críticas para dispositivos móveis, como pendrives, celulares, HDs externos etc. Se for imprescindível, utilize técnicas de proteção ou criptografia.

4 – Mantenha o computador bloqueado quando não estiver por perto, evitando que pessoas não autorizadas acessem seus arquivos confidenciais.

5 – Cuidado ao conversar sobre assuntos confidenciais em locais públicos, como restaurantes e cafés. Muitas pessoas não se atentam para esse detalhe, mas podem estar perto de concorrentes, fornecedores e clientes.

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