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Telefônica vai recorrer de suspensão de venda do Speedy

São Paulo - De acordo com a empresa, medida será solicitada à Anatel com o objetivo de obter mais informações sobre decisão.

Fabiana Monte

22/06/2009 às 17h30

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A Telefônica vai entrar com um recurso administrativo na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contra a decisão do órgão regulador a repeito da suspensão da comercialização do serviço de banda larga Speedy.

De acordo com a empresa, o recurso administrativo terá o objetivo de suspender a decisão publicada no Diário Oficial desta segunda-feira e receber mais informações a respeito do assunto. Segundo a assessoria de imprensa da operadora, a companhia ainda não recebeu todas as informações a respeito do tema. Ainda não há prazo para que a medida seja tomada.

A Telefônica também informa que vai suspender a venda do Speedy a partir da meia-noite desta terça-feira, 23/6, uma vez que, segundo a empresa, existe um prazo legal de 24h para que ela possa se ajustar à determinação publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. A Anatel diz que a empresa deve cumprir a exigência a partir de hoje.

Advogado especializado em telecomunicações ouvido pela reportagem do IDGNow! diz que as sanções da Anatel valem a partir da publicação no Diário Oficial.

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Histórico
A Telefônica enfrentou várias panes em seus serviços de banda larga e de telefonia fixa nos últimos 12 meses. A mais séria delas aconteceu em julho de 2008, quando os clientes da empresa ficaram por 36 horas sem o Speedy. Na ocasião, um problema no roteador, equipamento que faz o controle do tráfego da internet, em Sorocaba, interior de SP, foi apontado pela empresa como o responsável pela pane.

Em abril, o serviço de banda larga da Telefônica ficou instável por quase uma semana. A empresa apontou ataque de crackers como o motivo para a instabilidade do Speedy. No começo de junho de 2009, foi a vez da telefonia fixa enfrentar problemas, deixando mudos telefones de várias regiões do Estado de São Paulo por 14 horas.

Dessa vez, a Telefônica culpou um prestador de serviço, que cometeu uma falha humana, de acordo com comunicado distribuído pela operadora.

Uma reportagem do Computerworld, que ouviu especialistas e ex-funcionários do alto escalão da operadora, aponta que a excessiva terceirização de serviços e a falta de investimentos estão na raiz dos problemas enfrentados pela operadora.

Nesta semana, nova instabilidade afetou os usuários do Speedy. A Telefônica disse que os problemas eram localizados e não afetavam vários clientes do serviço.

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