Home  >  Plataformas

Telefones fixos de São Paulo sofrem pane

São Paulo - Consumidores relatam problemas para completar chamadas nesta terça-feira (09/06). Operadora ainda não informou dimensão da falha.

Fabiana Monte

09/06/2009 às 10h35

Foto:

ATUALIZADA ÀS 11H

A Telefônica, principal operadora de telecomunicações do Estado de São Paulo, sofreu mais um problema nesta terça-feira (09/06), quando consumidores residenciais e empresariais não conseguiram completar chamadas para telefones fixos.

Diversos comentários no Twitter, relatam falhas na realização de chamadas para telefones fixos desde o início da manhã em bairros como Brooklin, Vila Olímpia e na região da Berrini, além de cidades como Cotia e Ribeirão Preto. Alguns usuários informam que o serviço começa a ser normalizado.

Em comunicado divulgado há pouco, a operadora diz que, "por volta de 9h de hoje, detectou problemas em parte da sua rede de sinalização, necessária ao completamento de chamadas de voz -- aí incluídas ligações locais, de longa distância nacional e internacional, serviços 0800 e para call centers e chamadas para redes de outros serviços, como, por exemplo, celulares".

O comunicado informa que as causas do problema ainda não foram detectadas e que a população será informada assim que novos dados estiverem disponíveis.

No call center da operadora, a informação é que o serviço deve ser normalizado em cerca de duas horas. A atendente não soube precisar se a falha aconteceu em todo o Estado ou apenas na capital paulista.

A equipe de COMPUTERWORLD tentou realizar ligações para telefones fixos na cidade, em alguns casos obteve sucesso, em outros, não. Houve situações em que as chamadas foram completadas exclusivamente por meio de telefone celular.

Leia também:
> Banda larga é refém da instabilidade
> A razão dos problemas na Telefônica
> Pane: Procon-SP notifica Telefônica
> Guia de pacotes 3G: Claro, CTBC, Oi, Tim e Vivo
> Banda larga: Saiba escolher o plano mais indicado
> Fora das capitais brasileiro sofre com banda larga

Desde julho de 2008, esta é a quarta falha técnica dos serviços da Telefônica, mas é a primeira vez que os problemas atingem a rede de telefonia. Até então, o foco das panes era o Speedy, serviço de acesso à internet em banda larga da operadora, que sofreu interrupções e instabilidades por três vezes em menos de um ano.

Além disso, em fevereiro deste ano, o data center da Telefônica em Alphavile (SP) passou por um incêndio, o que prejudicou a prestação de serviço para clientes corporativos.

Deixe uma resposta