Home  >  Plataformas

Uso do Windows 7 cresce 22% após lançamento da versão RC

Boston - Sucessor do Vista tem cerca de 0,30% de participação de mercado, aponta pesquisa da Net Applications.

Computerworld

08/05/2009 às 15h43

Foto:

Desde segunda-feira (04/05), quando a Microsoft tornou disponível a versão RC do Windows 7, o uso do novo sistema operacional da empresa cresceu 22%, de acordo com dados da empresa de pesquisas Net Applicatons. No entanto, a participação de mercado do Windows 7 é pequena: cerca de 0,30%.

Leia também:
>> Veja aqui as novidades do Windows 7 RC
>> Podcast tira dúvidas sobre o download do Windows 7 RC
>> Conheça as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o sistema operacional
>> Teste do Windows 7 RC
>> 5 funcionalidades do Windows 7 para as quais as empresas devem se preparar
>> Uso do Vista facilita migração para o windows 7, diz Forrester

A Microsoft tornou o novo Windows disponível para download alguns dias após fazê-lo com exclusividade para assinantes dos serviços MSDN e TechNet, voltados, respectivamente, para desenvolvedores e profissionais de tecnologia da informação.

>> Participe das discussões da CW Connect

Na segunda-feira, ele obteve 0,27% de participação de mercado, que permaneceu inalterada no dia seguinte. Na quarta-feira, o percentual subiu para 0,31%, chegando a 0,33% na quinta-feira.

Fazendo uma comparação, em abril, o market share do Windows 2000 foi de 1,12%, segundo a Net Applications, enquanto o Vista respondeu por 23,9%. O XP lidera o ranking de sistemas operacionais, em termos de uso, e obteve 62,21% no último mês.

A Microsoft preferiu não comentar o número de cópias do Windows 7 RC baixadas na última semana, ou sobre o ritmo ou volume dos downloads.

O RC pode estar demonstrando um arranque lento devido às mudanças que a Microsoft fez depois que o servidor da empresa ficou sobrecarregado em janeiro, quando a companhia lançou a versão beta pública. A Microsoft não estabeleceu uma capacidade de downloads e deixará o RC disponível por um período três vezes mais longo do que fez com a versão beta.

Não é surpresa que a participação de mercado do Windows 7 suba nos fins de semana, quando os computadores residenciais respondem por um percentual muito maior dos sistemas em uso. É pouco provável que muitos PCs corporativos estejam rodando a versão RC, uma vez que sistemas operacionais ainda não lançados tipicamente não são aprovados oficialmente para nada além de testes.

A Net Applications mede o uso de sistemas operacionais em computadores que navegam nos mais de 40 mil sites que a empresa monitora.

>> COMPUTERWORLD no Twitter

Deixe uma resposta