Home  >  Negócios

Conheça as últimas 23 aquisições da Oracle

São Paulo - O apetite de Larry Ellison, CEO da Oracle, já é conhecido do mercado. Mas não custa relembrar as aquisições da companhia somente nos últimos dois anos.

Redação

20/04/2009 às 16h49

Foto:

A compra da Sun pela Oracle é nada menos do que a 24ª aquisição da companhia de Larry Ellison desde janeiro de 2007. Confira abaixo cada uma das compras:

Março / 2007 – Oracle compra a fabricante de soluções de business intelligence Hyperion Solutions por 3,3 bilhões de dólares. O presidente da Oracle, Charles Phillips, disse que a aquisição era a continuidade dos esforços da companhia em direção à oferta de produtos para os clientes da SAP, uma estratégia que vinha desde as compras da PeopleSoft e da Siebel.

Março / 2007 – Oracle compra a Tangosol, provedora de software de acesso a dados de memória interna de grid, um produto focado na melhoria do desempenho dos aplicativos da companhia – ele proveria o rápido acesso a dados usados com mais freqüência.

Abril / 2007 – Oracle compra a propriedade intelectual dos bens da AppForge, companhia detentora de uma plataforma para aplicativos móveis e desenvolvimento desses aplicativos. A Oracle não comprou a empresa em si, mas disse que a propriedade intelectual da AppForge lhe ajudaria a desenvolver mini-aplicativos que poderiam ser utilizados em dispositivos portáteis rodando Palm, Symbian, Windows Móbile 5 ou o Blackberry.

Leia mais:

>> Oracle fecha compra da Sun

>> Aquisição coloca Oracle no centro do mercado de hardware

>> Java e Solaris foram principais razões para compra

>> Larry Ellison diz que hardware é estratégico

>> Como fica o MySQL?

Abril / 2007 – Oracle compra a Lodestar Corporation, provedora de produtos de energia e gerenciamento de dados para a indústria de utilities. A estratégia da Oracle para essa indústria, marcada pela compra da SPS WorldGroup, inclui produtos para gerenciamento de dados, load profiling, precificação, marketing, vendas, atendimento a clientes, cobrança e gerenciamento de redes.

Maio / 2007 – Oracle compra a Agile Software, fornecedora de solução para o gerenciamento do ciclo de vida de produtos, por 495 milhões de dólares. Entre os clientes da Agile estavam Johnson & Johnson, Lockheed Martin, McDonald’s, Qualcomm e Shell.

Setembro / 2007 – Oracle compra a Netsure Telecom Limited, que fabrica software para inteligência, análise e segurança de redes. Os produtos da Netsure são vendidos a provedores de serviços de comunicações, como a Vodafone, Cable & Wireless e Eircom.

Setembro / 2007 – Oracle compra a Bridgestream, fabricante de software para o chamado role management, que é o componente-chave para o gerenciamento de identidade. A Oracle disse que acrescentaria as capacidades do Bridgestream à sua suíte de produtos de gerenciamento de acesso e identidade.

aquisição

Outubro / 2007 – Oracle compra a LogicalApps, fabricante de produtos para automação de governança, riscos e compliance, que ajudam a assegurar a segregação apropriada dos aplicativos corporativos, reduzir fraudes e prover evidências de controles apropriados. A Oracle disse que acrescentaria recursos que garantissem a adoção de políticas em tempo real para processos de negócios críticos à sua suíte de produtos de governança, riscos e compliance.

Outubro / 2007 – Oracle compra a Interlace Systems, fabricante de software de gerenciamento de desempenho corporativo, que ajuda a ajustar os processos funcionais para atender a demandas operacionais estratégicas para o negócio. A Oracle disse que integraria a tecnologia da Interlace ao seu próprio sistema de gestão de desempenho corporativo, que é um dos componentes do Oracle Fusion Middleware.

Dezembro / 2007 – Oracle compra a Moniforce, que desenvolve software para o monitoramento da disponibilidade e desempenho de aplicativos de internet. A Oracle disse que a compra fortaleceria suas ferramentas de detecção e solução de problemas em aplicativos no nível do usuário final.

Janeiro / 2008 -  Oracle anuncia a compra da BEA Systems e sua tecnologia de middleware por 8,5 bilhões de dólares. A tecnologia seria um componente-chave para as áreas de TI que estejam migrando para SOA. A Oracle disse que os produtos da BEA irão “ampliar e aprimorar expressivamente” o seu middleware Fusion.

Janeiro / 2008 – aquisição da Captovation, que desenvolvia soluções para captura de documentos e conteúdo em aplicativos críticos e processos.

Março / 2008 – a Oracle adquire a suíte de produtos e-TEST, da Empirix.

Maio / 2008 – aquisição da AdminServer, provedora de software para administração de políticas de seguro.

Junho / 2008 – compra da Skywire Software, também especializada no setor de seguros, só que com aplicativos de gerenciamento de documentos.

Julho / 2008 – a Oracle compra a Global Knowledge Software LLC, divisão da Global Knowledge especializada no desenvolvimento de software para automação de treinamento.

Setembro / 2008 – compra da ClearApp, desenvolvedora de soluções para gerenciamento de aplicativos.

Outubro / 2008 – aquisição da Ruleburst Holdings Lt., matriz da Haleu Limited, especializada no desenvolvimento de software para automação e modelagem de políticas para setores regulamentados, como setor público, serviços financeiros e seguros.

Outubro / 2008 – compra da Advanced Visual Technology (AVT), desenvolvedora de software de planejamento espacial 3D.

Outubro / 2008 – aquisição da Primavera Software, desenvolvedora de soluções de PPM (Project Portfolio Management) para setores com uso intensivo de projetos.

Novembro / 2008 – compra dos ativos intelectuais da Tacit Software, além da contratação de todos os seus engenheiros.

Fevereiro / 2009 – anuncia a aquisição da Valent, fornecedora da soluções para gerenciamento de configuração de aplicativos.

Março / 2009 – a Oracle compra a Relsys, fornecedora de aplicativos para análise e gerenciamento de riscos com foco na indústria farmacêutica.