Home  >  Acervo

BI, aplicações de negócios e armazenamento são prioridades para CIOs

São Paulo - Estudo do Gartner coloca, mais uma vez, o BI no topo da lista das tecnologias prioritárias em 2009.

Fabiana Monte

14/04/2009 às 16h34

Foto:

A consultoria Gartner divulgou seu mais atual ranking das 10 tecnologias consideradas prioritárias por CIOs em todo o mundo. Mais uma vez, Business Intelligence (BI) encabeça a lista, conforme noticiado pelo COMPUTERWORLD.

>> Participe das discussões da CW Connect

Uma comparação entre as prioridades de executivos de tecnologia da América Latina e do resto do mundo mostra que, embora as nações estejam em estágios diferentes de adoção tecnológica, os três primeiros lugares do ranking do Gartner se repetem. Depois de BI, estão aplicações de negócios (ERP, CRM e SCM) e tecnologias de armazenamento (virtualização), esta última ocupava a oitava colocação em 2008. 

Segundo Donald Feinberg, analista emérito do Gartner, não é surpresa que as aplicações empresariais apareçam no segundo lugar da lista. "Elas alimentam o BI", justifica.

A partir da quarta posição do ranking, as prioridades de executivos da AL e do resto do mundo divergem. Entre os latino-americanos, VoIP - que sequer aparecia na lista de 2008 - ocupa o quarto lugar, seguida por atualização, modernização e substituição de sistemas legados.

Em sexto lugar estão as tecnologias de segurança; tecnologias colaborativas vêm em sétimo; SOA é a oitava; aplicações e aparelhos de mobilidade aparecem em nono; e gerenciamento de fluxo de trabalho na úlima colocação.

No ranking mundial, modernização, atualização e substituição de sistemas legados está em quarto; tecnologias colaborativas em quinto e VoIP na sexta posição. O ranking não indica o sétimo e o décimo lugares apontados por CIOs de países fora da AL, mas mostra tecnologias de segurança na oitava posição; e SOA em nono lugar.

Deixe uma resposta