Home  >  Negócios

Empresas de tecnologia são 42% das inscritas em edital da Finep

Rio de Janeiro - Projetos da área totalizam 1.079 inscrições, área de Saúde está em segundo, com 393.

Redação

09/04/2009 às 11h22

Foto:

A chamada pública do programa Subvenção Econômica de 2009 da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), encerrada no dia 3 de abril após duas prorrogações de prazo, recebeu 2.558 projetos. A área de Tecnologias da Informação e Comunicação foi a que recebeu mais inscrições: 1.079, representando 42% do total.

>> Participe das discussões da CW Connect

Em seguida, estão Saúde, com 393 projetos (15%) e Desenvolvimento Social, com 370 (14%). Já em Biotecnologia, são 257 propostas (10%). A área de Defesa Nacional e Segurança Pública teve 249 inscritos, representando 9,7%, e a de Energia, 210 (8,2%).

Para Eduardo Costa, diretor de Inovação da Finep, o número de inscrições "foi uma surpresa positiva", pois este ano a proposta tinha que ser completa em uma só etapa, o que deveria resultar em menos inscrições, de acordo com a expectativa da financiadora. Na opinião de Costa, o total de projetos inscritos evidencia a grande quantidade de empresas que não eram detectadas pela Finep anteriormente.

O programa é um dos mais importantes da Finep e, este ano, concede 450 milhões de reais em recursos não-reembolsáveis, que são divididos entre seis áreas estratégicas. Cada uma dispõe de 80 milhões de reais para apoiar projetos inovadores, com exceção da área de Desenvolvimento Social, que conta com 50 milhões de reais.

A demanda total das propostas recebidas chega a 5,2 bilhões de reais, bem abaixo de anos anteriores, quando ultrapassou os 10 bilhões de reais. Cada projeto será avaliado em cinco critérios: grau de inovação da proposta; efetividade do projeto na solução dos problemas; impacto no mercado; viabilidade técnica e financeira e capacitação técnica da equipe executora. A divulgação do resultado preliminar está prevista para a partir do dia 1º de junho.

Deixe uma resposta