Home  >  Negócios

Gartner: queda de 4% nos gastos de TI em 2009

De acordo com o instituto, a falta de estabilidade dos mercados financeiros globais têm levado as empresas a ficarem mais reticentes em relação a novos investimentos

Network World

01/04/2009 às 12h10

Foto:

De acordo com projeções do Gartner, os gastos globais com TI deverão cair 4% durante 2009. O índice, segundo o instituto, deve representar perdas maiores do que as contabilizadas após a bolha da internet, quando esse decréscimo foi de 2,1%.

"A desaceleração do mercado de TI será pior do que em 2001. Hoje, existe uma queda geral na demanda por produtos e serviços e o setor de tecnologia da informação não está imune", afirmou Richard Gordon, vice-presidente de previsões globais do Gartner.

O instituto projeta que os gastos globais com TI atingirão 3,2 trilhões de dólares em 2009, contra 3,3 trilhões de dólares gastos no último ano - quando as receitas do setor acompanharam um incremento de 6,1%.

Quanto às áreas que mais sentirão as perdas, as demandas por hardware devem ter uma desaceleração de 15% em 2009, enquanto os gastos com software devem permanecer praticamente estáveis, assim como os serviços de TI, que só sofrerão queda de 1,7%.

“Mercado financeiros globais ainda precisam se estabilizar e isso significa que compradores de TI não estão confiantes para gastar seus dólares", concluiu Gordon.