Home  >  Negócios

Juntas, IBM e Sun ocupariam 42% do mercado de servidores

Nova York – Análise do New York Times aponta que fusão reforçaria áreas de servidores e de pesquisa e desenvolvimento das duas companhias.

Redação

18/03/2009 às 12h27

Foto:

selo internoUma análise do jornal New York Times aponta que, se for concluída, a aquisição da Sun pela IBM, criará um empresa que vai dominar 65% do mercado de servidores Unix e 42% do mercado geral de servidores. Além disso, a união entre as duas empresas aumentaria os investimentos em pesquisa e desenvolvimento; hoje, a IBM investe 6 bilhões de dólares anualmente, que seriam reforçados pelos 3 bilhões de dólares anuais da Sun.

Sobre as afinidades tecnológicas, o jornal norte-americano lembra que a Sun é a criadora do sistema operacional Solaris e da linguagem Java e que as duas companhias dão suporte ao sistema operacional Linux, rival da Microsoft em data centers e em desktops. Apesar dos problemas financeiros vividos nos últimos anos, a Sun não reduziu seus investimentos em pesquisa. Mas seu lucro caiu. De acordo com A. M. Sacconaghi, analista da Sanford Bernstein, apesar do crescimento no faturamento, as margens operacionais da Sun ficaram próximas de zero nos últimos anos.

Em janeiro, a Sun registrou perdas de 209 milhões de dólares no trimestre encerrado em dezembro. As vendas no período foram de 3,22 bilhões de dólares, o que representou uma queda de 11% em relação aos 3,62 bilhões de dólares do ano anterior. Um mês antes, em novembro, a companhia anunciou que cortaria 6 mil de seus 33 mil funcionários ao longo deste ano.

Com o anúncio da negociação, as ações da Sun subiram 65,3% em um dia, abrindo o mercado nesta quarta-feira (18/03) a 8,23 dólares.

Deixe uma resposta