Home  >  Plataformas

Assinantes de banda larga fixa serão 520 milhões em 2014 no mundo inteiro

Cingapura - Consultoria ABI Research projeta taxa de crescimento anual de 7%, nos próximos seis anos.

Redação

05/02/2009 às 15h01

Foto:

O total de assinantes de banda larga fixa deverá atingir 520 milhões de pessoas em todo o mundo, em 2014, segundo análise da consultoria ABI Research. A projeção dos especialistas é que esta tecnologia mantenha uma robusta taxa de crescimento anual, de cerca de 7%, nos próximos seis anos.

Na perspectiva da consultoria, o ADSL continuará a ser a principal plataforma de banda larga, especialmente em países em desenvolvimento, principalmente porque as operadoras poderão aproveitar a infraestrutura já existente para manter seus custos estáveis e oferecer preços mais acessíveis para o mercado.

Por outro lado, apesar das operadoras de telecomunicações terem obtido ganhos substanciais nos últimos anos, mercados maduros começam a testemunhar saturação em suas taxas de penetração de banda larga.

Países como Dinamarca, Coréia do Sul e Japão já estão experimentando quedas nas taxas de assinantes de ADSL na medida em que os consumidores optam por conexões de fibra óptica que oferecem maiores velocidades. Além disso, a queda de preços deste tipo de conexão à web provocada pela concorrência também impulsiona o avanço à adesão à fibra óptica.

No Brasil, a pesquisa Barômetro, realizada pela Cisco e pela IDC, contalizou mais de 10 milhões de conexões banda larga à internet, fixas ou móveis, no primeiro semestre de 2008. Destes, 1,3 milhão são assinantes de conectividade móvel. O estudo prevê que em 2015 o País some 15 milhões de conexões à internet em alta velocidade.