Home  >  Plataformas

Gartner: mercado de semicondutores perde US$ 12 bilhões em 2008

Crise financeira do último trimestre é uma das responsáveis pelo declínio. Situação deve piorar em 2009.

Redação

15/12/2008 às 18h07

Foto:

A indústria mundial de semicondutores registrou uma receita total de 261,9 bilhões de dólares em 2008, de acordo com estudos do Gartner. O valor é 4,4% menor em relação ao ano anterior, o equivalente a 12 bilhões de dólares.
Já a consultoria iSupply estima queda de 2% este ano na receita global de fabricantes de chips.

As expectativas para o futuro não são otimistas. Segundo analistas da Garner, a queda das condições do mercado no último trimestre, que levou ao resultado, deve permanecer em 2009.

Para conseguir superar esse momento de crise, o Gartner aconselha as empresas do setor a focarem na reserva de caixa e em gestão de inventários. A consultoria ainda aponta o momento como "excelente" para que as grandes do setor procurem fazer aquisições estratégicas.

Apesar do declínio, as maiores empresas do setor de semicondutores compensaram os maus resultados com aumento da participação no mercado. A Qualcomm teve um crescimento de 15% do seu market share, enquanto a Intel, líder do segmento, aumentou o número em 13,1%. Dentre as 10 maiores empresa do setor, a que sofreu o pior revés foi a Hynix Semicondutores, que perdeu 29,7% de sua receita.

Deixe uma resposta