Home  >  Negócios

Governo federal faz novo pregão para comprar 150 mil notebooks do projeto UCA

Leilão será pelo menor preço e acontecerá no dia 17/12. Equipamentos serão usados em 300 escolas do projeto-piloto.

Fabiana Monte

09/12/2008 às 13h24

Foto:

ATUALIZADA ÀS 17:59

O governo federal realizará um novo pregão eletrônico para adquirir 150 mil notebooks para serem usados em 300 escolas do projeto-piloto do programa Um Computador por Aluno. O leilão reverso será feito por meio eletrônico no dia 17/12, às 9:30.

Os laptops educacionais deverão ter o sistema operacional GNU/Linux pré-instalado e configurado, além de software em português.

Os computadores portáteis também deverão ter memória RAM mínima de 512 MB, tela de cristal líquido de, no mínimo, 7 polegadas e memória flash de pelo menos 1GB. Além disso, devem ser compatíveis com os padrões wireless 802.11b/g e ter câmera de vídeo e microfone integrados.

Os fornecedores dos notebooks educacionais deverão oferecer prazo de garantia mínimo de 12 meses, em todo o território brasileiro. O pregão eletrônico será decidido pelo menor preço oferecido.

No fim de 2007, o governo federal tentou realizar o leilão reverso para adquirir os notebooks para o projeto UCA. No entanto, o preço mínimo de 654 reais por unidade, oferecido pela Positivo - que chegou ao menor valor -, não foi aceito pelo governo, que esperava um preço menor.

Procurada pela reportagem de COMPUTERWORLD, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo edital do pregão eletrônico, não quis comentar a licitação.

5.700 notebooks para Secretarias de Educação

Além dos equipamentos do UCA, a FNDE também publicou um edital para comprar 5.700 notebooks para as Secretarias Municipais de Educação, Secretarias Estaduais de Educação e Agentes Educacionais.

Os laptops, com garantia de 24 meses, deverão ser compatíveis com o sistema operacional Linux Educacional, que também terá de ser fornecido pela empresa vencedora da licitação, além de ter software em português. A memória RAM mínima exigida pelo governo é de 1GB e o HD deve ter capacidade igual ou superior a 80GB.

Os notebooks deverão ter tela de no máximo 13 polegadas, além de leitor e gravador de DVD e compatibilidade com os padrões wireless 802.11 a/b/g. As máquinas também contarão com unidade leitora de smart card.

O pregão eletrônico também será realizado na categoria menor preço e ocorrerá no dia 17/12, às 14:30.