Home  >  Negócios

Gartner: software como serviço vai dominar comércio eletrônico

De acordo com a empresa de pesquisas, 90% das empresas estarão usando o modelo em seus sites de e-commerce até 2013.

Redação

30/07/2008 às 14h20

Foto:

De acordo com o Gartner, até 2013 cerca de 90% dos sites de comércio eletrônico estarão usando ao menos uma solução no modelo de software como serviço. Quase a metade das empresas (40%), segundo a empresa de pesquisas, vai migrar toda sua estrutura para o modelo.

A tendência do SaaS afetou fortemente os sistemas de CRM (customer relationship management), além de outros aplicativos, afirmou em comunicado o vice-presidente de pesquisas da companhia, Gene Alvarez. No caso do e-commerce, o cenário não é diferente.

O modelo, afirma Alvarez, permite que empresas que antes não tinham recursos para investir nas vendas online entrem no mercado com condições reais de competir. Além disso, o SaaS possibilita que os provedores de serviços ofereçam serviços personalizados, como resenhas de produtos e links para os telefones das empresas (click to call), incorporando-os nas plataformas.

Por outro lado, nos próximos dois anos, aparentemente o compromisso em atualizar as plataformas de comércio eletrônico parece superar os compromissos feitos em torno da utilização do software como serviço. Para a empresa de pesquisas, diversos fatores, como o fato do SaaS não ser recomendado para todos os sites e de ainda não suportar vendas business-to-business (B2B), levam a este cenário.

Deixe uma resposta