Home  >  Negócios

México é a maior oportunidade para a Totvs, diz estudo

Análise da USB Pactual mostra que, depois do Brasil, o México é o país mais interessante para os negócios do grupo, que acaba de comprar a Datasul.

Luiza Dalmazo

24/07/2008 às 8h40

Foto:

Ainda há muito espaço para a Totvs crescer no Brasil - veja especial "Totvs compra Datasul". O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que existem 468 mil empresas de pequeno e médio porte no Brasil, indicando que só 7% delas são usuárias de sistemas ERP. Mas, excluindo o mercado doméstico, o México é considerado pelo banco de investimentos USB Pactual - que divulgou no final de março deste ano um estudo sobre a Totvs - a melhor oportunidade para o Grupo, que esta semana comprou a Datasul por cerca de 700 milhões de reais.

Por lá, o uso de sistemas de gestão empresarial é mais baixo que no Brasil, mas há o fato de não haver nenhum competidor equivalente com ofertas adequadas para o nicho. As uncas são as gigantes Oracle e SAP, assim como outros fornecedores que, juntos, não registram vendas anuais acima de 10 milhões de dólares.

A Totvs já possui uma unidade no País, com aproximadamente 150 funcionários e gerou cerca de 9 milhões de dólares de receita em 2007, segundo estudo da USB. “A Totvs acredita que sua operação por lá possa chegar a entre 40 milhões e 50 milhões de dólares por ano nos próximos três e cinco anos, com taxas anuais de crescimento de 50%.

O que pode impedir isso é a capacidade de implementação. A demanda por softwares de negócios é alta no país , mas existem recursos de treinamento insuficientes para implementação. Mesma a SAP enfrenta problemas do tipo por lá. “Mas isso se agrava por que a média dos clientes possíveis da Totvs no México são bem maiores do que no Brasil”, avalia a pesquisa.

Os responsáveis pelo estudo vêem com muito bons olhos a fusão, porque remove qualquer chance de um competidor de fora do Brasil entrar e ter um crescimento rápido no mercado de ERP brasileiro. “Juntas elas ganham força até entre algumas empresas de porte maior”, dizem.

A USB Pactual diz que, até 2007, a Totvs era a número dois no Brasil no mercado de ERP, atrás apenas da SAP, além de considerá-la líder no mercado de pequenas e médias. No mundo, entretanto, a Totvs aparecia até o ano passado como a 14ª maior desenvolvedora do setor.

Deixe uma resposta