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Lenovo reformula modelo de atendimento aos canais do SMB

Ao criar quatro gerências de território, a fabricante planeja melhorar o relacionamento com revendas que atendem os clientes de pequeno e médio portes, bem como expandir o número de parceiros

Tatiana Americano

08/07/2008 às 8h05

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No cargo de diretor de canais da Lenovo no Brasil, desde maio deste ano, Francisco Julião aponta o fortalecimento das vendas no SMB (setor de pequenas e médias empresas) como uma das suas principais estratégias em curto prazo. Nesse sentido, o executivo anuncia a implementação de um novo modelo de atendimento aos cerca de 1,9 mil parceiros - entre revendas e integradores - da companhia no segmento.

"Com a reestruturação, criamos quatro gerências de território", conta Julião, enfatizando que o modelo passa a dividir o atendimento aos parceiros por regiões geográficas: Norte e Nordeste; Centro-Oeste, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro; Estado de São Paulo; e Sul do País.

Ainda segundo o diretor, a partir dessas novas gerências, a Lenovo planeja reforçar o relacionamento com os parceiros 'Tier 2', atendidos pelos distribuidores da marca. "Para tanto, os gerentes de território terão como missão estimular os negócios com canais adormecidos, ou seja, aqueles que estão cadastrados, mas não fizeram negócios conosco nos últimos seis meses", enfatiza o executivo, que acrescenta: "Além disso, eles vão responder pela identificação e prospecção de novas revendas."