Home  >  Plataformas

Windows Vista contra XP: Qual é o melhor?

Será que o Vista tem força para desbancar o XP no desktop corporativo? Confira, em dez tópicos comparativos, uma análise dos especialistas da Infoworld.

Infoworld

31/03/2008 às 8h32

Foto:

Aí está você, assinando a petição “Salve o XP”, erguendo o punho em gesto de triunfo. A sensação é de libertação. Você encontrou coragem para resistir e saltar da esteira de upgrades Wintel. Você se sente poderoso, iluminado. Mas algumas dúvidas ainda corroem a sua alma.

Reportagem especial: Vista ou XP nas corporações
> Vista contra XP: Qual é o melhor?
> Vista contra XP: Segurança
> Vista contra XP: Gerenciabilidade
> Vista contra XP: Usabilidade
> Vista contra XP: Confiabilidade
> Vista contra XP: Desempenho
> Vista contra XP: Compatibilidade de Hardware
> Vista contra XP: Compatibilidade com Software Microsoft
> Vista contra XP: Compatibilidade com Software de terceiros
> Vista contra XP: Ferramentas de Desenvolvimento
> Vista contra XP: Capacidade de resistir ao futuro

Será possível, realmente, pular o ciclo de upgrade para o Vista? A Microsoft continuará suportando adequadamente o Windows XP? Ele ainda será o principal alvo de desenvolvimento de terceiros? Existe alguma coisa que não entendemos, alguma cilada na qual cairemos daqui a uns 12, 18 ou 24 meses?

Evidentemente, não há uma resposta unânime para a pergunta sobre a migração para o Vista. Sim, com toda a probabilidade, você ficará bem se insistir no Windows XP – pelo menos até o Windows 7 chegar, em 2009 ou 2010.

Mas não vamos precipitar um julgamento universal. Vamos fazer uma avaliação criteriosa e comparar os méritos do Vista ao desempenho do XP em questões essenciais para as organizações de TI e os usuários finais. E, se não for possível resolver este dilema com calma e objetividade, como profissionais imparciais, pelo menos tenhamos uma boa luta.

Você está preparado para torcer?  Sistemas operacionais, por favor, dirijam-se ao centro do ringue.

Acompanhe ao longo da semana os rounds dessa disputa. Em cada um, a avaliação de um aspecto.

No primeiro dia, Segurança e Gerenciabilidade. No segundo dia, Usabilidade e Confiabilidade. No terceiro dia de análise, os tópicos Desempenho e Compatibilidade de Hardware.