Home  >  Negócios

Cinco editais querem promover fomento científico no Acre

Fundação quer beneficiar pesquisadores que estejam desde o nível médio até em fase de mestrado e doutorado na área de ciência e tecnologia.

Redação

05/11/2007 às 12h03

Foto:

A Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) abriu cinco chamadas públicas de fomento à Ciência e Tecnologia (C&T) no estado. Os editais são direcionados para a execução de projetos de pós-graduação, pesquisas científicas, à participação de estudantes do ensino médio em projetos de ciência, aquisição de infra-estrutura para pesquisa e fixação de doutores no Acre.

O edital “Projetos de Pós-Graduação” tem o objetivo de conceder apoio financeiro para a execução de projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos de instituições de ensino superior públicas do estado. Os interessados devem enviar seus trabalhos até 8 de novembro.

Podem concorrer pesquisadores ativos que tenham currículo cadastrado na plataforma Lattes. Os recursos direcionados a essa chamada somam 50 mil reais. Cada projeto aprovado será auxiliado com uma quantia de 5 mil reais.

A chamada pública “Pesquisas Científicas” busca financiar a execução de projetos de pesquisas científicas e promover e disseminar o conhecimento em C&T. O prazo para envio eletrônico das propostas é 15 de novembro e os recursos disponíveis somam 250 mil reais.

Outros destaques do COMPUTERWORLD:
>Lula promete investimento em Ciência e Tecnologia para tornar País mais competitivo
>Governo quer aumentar capacidade tecnológica da pequena empresa
>Lei de Inovação e Lei do Bem terão grupo de acompanhamento no governo
>Microsoft doa R$ 2 milhões em software a escolas técnicas de São Paulo

Cada projeto aprovado receberá 25 mil reais. Podem concorrer pesquisadores de instituições de ensino superior ou pesquisa do estado.

Já para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, o prazo para envio de propostas é 20 de novembro. O intuito é despertar a vocação científica entre estudantes do ensino médio e educação profissional da rede pública.

Os selecionados deverão participar de projetos de pesquisa sob a orientação de um pesquisador. Ao todo, serão 152 bolsas, com vigência de um ano, no valor de 150 reais. A seleção dos alunos ocorrerá por meio de análise de currículo e questionário de avaliação sobre habilidade de pesquisa.

O edital “Infra-Estrutura” irá financiar a aquisição, instalação, modernização ou recuperação da infra-estrutura para pesquisas em instituições públicas de ensino superior ou de pesquisa.

Os projetos podem ser enviados até 3 de dezembro e essa chamada conta com recursos totais de 240 mil reais. Cada proposta selecionada receberá um financiamento máximo de 20 mil reais.

Em “Fixação de Doutores”, que integra o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional do Acre (DCR-Acre), o objetivo é atrair doutores para entidades de ensino superior ou pesquisa do estado, públicas ou privadas.

Entre os benefícios concedidos estão bolsas de até 36 meses com valor variável de 2,8 mil reais a 5,2 mil reais, além de auxílio-pesquisa no valor de, no máximo, 20 mil reais. Podem concorrer pesquisadores com título de doutor que não tenham vínculo empregatício com outras entidades durante o período de vigência da bolsa.

Mais informações podem ser obtidas no site da Funtac.