Home  >  Negócios

Governo recebe propostas para compra de 54 mil PCs até 24 de agosto

Compra será realizada por meio de pregão eletrônico. Até agora, 4.161 prefeituras já se cadastraram para receber os equipamentos.

Computerworld

15/08/2007 às 17h06

Foto:

As empresas interessadas em participar da licitação, que vai adquirir 5.400 kits de equipamentos de informática, audiovisuais e mobiliários para a instalação de telecentros já podem apresentar suas propostas no portal de compras do governo federal no endereço eletrônico http://www.comprasnet.gov.br/.

Leia também:
Governo só deve começar a distribuir kits de acesso no final do ano
Mais de 70% dos municípios se inscreveram para receber telecentros

O aviso do pregão eletrônico foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (14/08) e a abertura das propostas será na sexta-feira da próxima semana (24/08) às 9h30, na página do comprasnet. O edital está disponível na página do Ministério das Comunicações na internet.

A instalação dos telecentros vai ampliar o Programa de Inclusão Digital em todo o Brasil, desde o interior do País até as periferias das grandes cidades. Até agora, 4.161 prefeituras atenderam à chamada pública, aberta em 1º de novembro de 2006 para a instalação dos telecentros comunitários, e o ministério continua recebendo inscrições para o programa.

“Nossa meta é instalar, inicialmente, pelo menos um telecentro em cada município brasileiro. Por isso, é importante que todas as prefeituras se cadastrem junto ao ministério.”, enfatizou o ministro Hélio Costa. A pasta vai doar os kits às prefeituras, que deverão ceder a localização e também cuidar da administração do telecentro.

Outros destaques do COMPUTERWORLD:
> Cobrança por pulsos acabou, mas consumidor tem dúvidas
> Vivo compra a Telemig em negócio de até R$ 2,8 bi
> Prazo de validade do cartão pré-pago de celular pode acabar
> Portabilidade numérica será realidade no Brasil até 2009
> Governo não deve permitir bloqueio de conteúdo na TV Digital

Cada telecentro é equipado com 10 microcomputadores disponíveis para uso gratuito da comunidade. A conexão à internet é em banda larga (alta velocidade), o que viabiliza a recepção de programas de TV educacionais e de telemedicina, realização de cursos profissionalizantes, treinamento de professores, entre outros.

Para se cadastrarem, as prefeituras devem acessar o formulário de inscrição disponível na página do ministério na internet. O ministério encaminhou, por telegrama, o código de acesso de cada prefeitura.