Home  >  Plataformas

Brasília, Rio e Belo Horizonte terão TV digital em janeiro

Emissoras de TV dessas cidades já podem pedir autorização para iniciar os testes, segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Computerworld

02/08/2007 às 14h49

Foto:

Quem mora em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) poderá ter acesso, a partir de janeiro do ano que vem, às transmissões de TV digital. A garantia é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que concedeu entrevista hoje (02/08) a emissoras de rádio parceiras da Radiobrás.

Leia também:
Conheça algumas opções de cursos de TV Digital
Gazeta investe US$ 20 milhões em TV Digital
Band investe US$ 30 mi e diz que TV Digital vai mudar regra do jogo

Em São Paulo, algumas emissoras já iniciaram os testes do novo sistema e, a partir de 2 de dezembro, todas elas começam a transmitir o sinal digital em definitivo na capital.

"A partir de janeiro, estamos também com a obrigatoriedade de entrar em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em julho do ano que vem, chegamos às demais capitais. A partir de dezembro de 2008, chegamos nas cidades-pólo no Brasil inteiro e em 2009, evidentemente, no resto do Brasil", afirmou o ministro, em entrevista à Agência Brasil.

De acordo com Hélio Costa, as emissoras de Brasília, Belo Horizonte e Rio já podem iniciar os testes de transmissão do sinal digital. "Se a emissora quiser agora fazer testes nessas capitais, já tem autorização do Ministério das Comunicações. É só fazer o encaminhamento oficial. Mas em janeiro será obrigatório", disse.

Segundo o ministro, o conversor de sinal para TV digital pode chegar a custar 100 reais. "Estou com um protótipo na minha mesa, que chegou da Índia ontem por 200 reais, para conversão da TV Digital. Nós vamos, na realidade, ainda baixar para 150 reais e possivelmente daqui a um ano, um ano e meio, 100 reais", garantiu.

O modelo analógico terá um período de transição de 10 anos para o novo padrão. Por isso, deve ser totalmente desligado até 2006.
 

Deixe uma resposta