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Itaú investe R$ 60 milhões em Internet

O equivalente a 15% dos R$ 400 milhões gastos pelo banco anualmente em TI é investido para ampliar os serviços financeiros do banco na Web. Parceria anunciada hoje com a AOL Latin America prevê acesso gratuito à Internet pela AOL Brasil por quatro meses, deve atrair de 20 mil a 25 mil novos internautas ao Itaú Bankline por mês.

Daniela Braun

09/01/2001 às 18h02

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O Banco Itaú e a America Online Latin America, Inc. anunciaram nesta terça-feira, dia 9, um serviço financeiro customizado em conjunto para os cerca de 8 milhões de clientes do Itaú em todo o país.

Por meio de um software distribuído via mala direta a clientes potenciais do banco e em 800 agências do Itaú localizadas nas cidades do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, Santos, São José dos Campos e na grande São Paulo — regiões com código DDD 11 —, os correntistas terão acesso direto e gratuito ao Itaú Bankline junto a um portal de serviços financeiros desenvolvido em conjunto com a América Online.

"A idéia é que tenhamos uma estratégia de marketing "one-to-one" evoluindo para que cada cliente visualize uma página diferente na Internet", afirma Osvaldo do Nascimento, gerente sênior de canais eletrônicos e Internet do Itaú. Ele estima uma adesão mensal de 20 a 25 mil correntistas a partir deste mês. Atualmente, 1,4 milhão de correntistas do Itaú utilizam serviços do banco virtualmente.

Após quatro meses de acesso gratuito, os correntistas do Itaú poderão manter o acesso à Internet gratuitamente por, no mínimo três horas ou em período integral, dependendo de sua movimentação bancária.

O investimento por parte do Itaú, segundo Nascimento, não foi tão significativo quanto o aporte da América Online que desenvolveu o software para acesso pelos correntistas e ampliou sua infra-estrutura de acesso para atender às 100 cidades onde o banco está presente. "Fizemos investimento em roteadores para promover a conexão direta com a AOL e ampliamos o número de servidores Web", detalha Nascimento.

O gerente de canais eletrônicos do Itaú não precisou valores envolvidos nestas aquisições de hardware. "De uma maneira geral o banco investe em TI, por ano, mais de R$ 400 milhões. Tirando marketing, aproximadamente 15% deste valor é dedicado à conveniências do banco via Internet.

A aquisição do portal financeiro LineInvest, há cerca de um mês, para atrair a base de não correntistas e o acordo operacional de infra-estrutura e software realizado com o portal automotivo WebMotors que se concretizará nos próximos 30 dias, segundo Nascimento, estão entre os focos dos investimentos do banco que peretende liderar iniciativas na grande rede.

"Nosso objetivo é promover a segmentação da base de clientes e oferecer um conjunto completo de formas de relacionamento (agência, rede de caixas eletrônicos, telefone, fax e Internet) dentro do conceito "Itaú anywhere". Não acreditamos que o cliente terá somente a interação remota com o banco", comenta Nascimento.

A parceria com a AOL Brasil também estende-se aos não correntistas e usuários que não possuem computadores. "Vamos formar comunidades recebendo e-mails em todos os 12 mil caixas eletrônicos do banco no final do primeiro semestre de 2001", adianta Nascimento.

Paralelamente ao anúncio da parceria com a AOL, o Itaú anuncia a ampliação do financiamento de PCs para os correntistas nas mesmas 800 agências envolvidas com a promoção em conjunto com a AOL.

Pelo programa de financiamento de PCs iniciado há menos de um mês nas agências de Santos e Belo Horizonte, segundo Nascimento, foram comercializados 3.000 micro computadores. A projeção de vendas para os próximos 12 meses é de 60 mil PCs.