Home  >  Negócios

Microstrategy e Aether Systems desenvolvem BI sem fio

Parceria mundial visa inicialmente o mercado norte-americano com a aquisição da subsidiária de Internet Strategy.com pela fornecedora de tecnologia de acesso wireless da Aether Systems por US$ 52,75 milhões.

Daniela Braun

08/01/2001 às 13h24

Foto:

A Microstrategy, fornecedora norte-americana de software de Business Intelligence (BI) e eCRM (customer relationship management), anunciou uma aliança estratégica com a Aether Systems, desenvolvedora de produtos e serviços para comunicação de dados wireless.

A parceria que atinge, inicialmente, as matrizes de ambas as empresas nos Estados Unidos, envolve um aporte de U$ 52,75 milhões para a Strategy.com, divisão da MicroStrategy criada há cerca de um ano, e que mantém um portal de informações personalizadas por comunicação sem fio e que lançará, ainda este ano, um portal de voz, o Angel.com.

No segundo semestre deste ano, a subsidiária brasileira da Microstrategy começa a ofertar a integração da plataforma de BI, Microstrategy 7 combinada à tecnologia de acesso sem fio da Aether Systems, em celulares e handhelds, conforme Flávio Bolieiro, diretor geral da empresa.

"Pretendemos usar as informações disponíveis na plataforma móvel de uma forma mais inteligente no que diz respeito à interface com o usuário", explica Bolieiro referindo-se, por exemplo, à customização de informações sem fio pelo próprio usuário.

O diretor geral da Microstrategy, no Brasil, afirma que o portal de informações Strategy.com terá sua versão brasileira ainda este ano, mas utilizando a infra-estrutura de parceiros como operadoras de telecomunicações ou provedores de acesso à Internet.

A busca deste parceiro, segundo Bolieiro, já está em andamento, o que deve ocorrer também para o futuro portal de voz, Angel.com, lançado em breve, pela matriz.

A primeira subsidiária latino-americana da Microstrategy a fechar uma parceria similar foi a da Argentina, com a operadora Telecom Argentina, em agosto de 2000. "A operadora hospeda todos os dados dos clientes de dois bancos de médio porte que já utilizam o portal", informa Bolieiro.