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Itaú oferta serviços de comércio exterior na Web

Até o final deste mês, a instituição financeira inicia os testes para permitir o envio e o acompanhamento de documentos de comércio exterior via Internet pelos clientes do banco, reduzindo em até 15% os custos de movimentação de papéis nestes processos. Serviço comercial está previsto para o segundo semestre.

Daniela Braun

04/01/2001 às 13h01

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Até o final de janeiro, o Banco Itaú inicia os testes do novo serviço de transmissão digital de documentos de comércio exterior entre clientes de grandes corporações.

O serviço resulta de um contrato assinado ,em novembro, com a Bolero International ( www.bolero.net ), multinacional belga formada pela união entre as empresas SWIFT, provedora de soluções para meios de pagamento entre bancos em operações internacionais, e o TT Club, uma associação internacional de transportadores.

Fernando Caputo, superintendente de processamento e serviços de comércio exterior, diz que o novo serviço fará parte do canal Itaú International no portal do banco (www.itau.com.br) e entrará em operação efetiva a partir do segundo semestre de 2001.

"O Bolero irá se integrar ao nosso sistema interno de digitalização de documentos que começamos a desenvolver desde 1995", afirma Caputo. Atualmente, segundo ele, o banco Itaú transaciona cerca de 7.000 documentos envolvidos em importação e exportação diariamente.

Com o novo sistema, que utiliza certificação digital com criptografia de 128 bits, o executivo estima que tantos os clientes como as empresas envolvidas nos processos de comércio exterior vão verificar uma redução de custos operacionais de até 15%, seguindo a previsão global feita recentemente pela consultoria Goldman & Sachs.