Home  >  Negócios

StarBand do Brasil inicia operação em fevereiro

Esta será a nova marca da Gilat-To-Home, provedora de acesso à Internet via satélite, que em parceria com Embratel e UOL, está testando a tecnologia com 300 assinantes. À frente da operação da nova companhia, Paulo Ricardo Pinto, ex-country manager da Gilat do Brasil.

admin

03/01/2001 às 19h11

Foto:

A partir de fevereiro, a Gilat-to-Home, provedora de acesso à Internet via satélite bidirecional em alta velocidade, passa a se chamar StarBand do Brasil. Á frente da operação, Paulo Ricardo Pinto, ex-country manager da Gilat do Brasil.

A StarBand do Brasil, é originária da criação da StarBand Latin América e da StarBand Communications, joint-venture que reúne a Gilat e a Microsoft nos Estados Unidos. A StarBand foi a primeira provedora bidirecional de acesso à Internet via satélite.

Aqui no Brasil, informa Paulo Ricardo Pinto, a Microsoft não fará parte, a princípio, da StarBand. "O acordo vale apenas para os EUA", destaca. Ainda assim, a StarBand do Brasil está negociando parcerias estratégicas, com provedores e investidores."Pretendemos manter apenas 51% do capital da StarBand do Brasil. Precisamos de parceiros para crescer ainda mais", informa Paulo Ricardo Pinto.

No Brasil, o acesso à Internet via satélite bidirecional está em testes -- com 300 assinantes e com as parcerias com a Embratel e UOL. A intenção da StarBand do Brasil, é oficializar a oferta comercial do produto a partir de abril.

Paulo Ricardo Pinto deixa claro que não pretende competir com os serviços de acesso à Internet ofertados pelas operadoras de TV a cabo ou com os DSL, das operadoras de telecom. "Quero atuar onde não há infra-estrutura de telecomunicações", reforça.

Ele lembra que o IBGE divulgou que existem 4 milhões de residências em áreas rurais, com TV a cores e luz elétrica, mas sem telefone. "Esse usuário é um potencial cliente para mim", diz Paulo Ricardo Pinto, que garante que terá um preço competitivo com os provedores de acesso pago no mercado.

Os investimentos para a consolidação da StarBand no Brasil não foram revelados. Com a ida de Paulo Ricardo Pinto para o comando da nova companhia, a Gilat do Brasil, fornecedora de equipamento de telecomunicações para acesso via satélite, está buscando um novo country manager. "Apesar de serem empresas do grupo, teremos atuações independentes", reforça Paulo Ricardo Pinto.