Negócios > Pesquisas de Mercado, Tendências

Você sabe qual é a tecnologia mais desejada pelos brasileiros?

Pesquisa do IEEE sobre tendências para 2016 mostra que os brasileiros sonham com carros elétricos e smartphones sofisticados

08 de Janeiro de 2016 - 12h09

Quais os itens que a população brasileira sonha possuir em 2016? O Datafolha entrevistou, no final de novembro, mais de 2 mil brasileiros à pedido da organização IEEE para buscar uma resposta a essa pergunta.

O resultado mostra o desejo por carros elétricos e híbridos, com 16% das respostas. O desejo por esses veículos apareceu, sobretudo, entre homens e com maior escolaridade. Logo em seguida vêm os aplicativos para saúde (15%) e os smartphones mais avançados (14%).

O relatório indica que a escolha desses itens é coerente com a atual realidade das pessoas, "que cada vez mais buscam alternativas sustentáveis e econômicas para suas rotinas e se preocupam com seu bem-estar", aponta.

Influência

Dentre as tecnologias disponíveis, o levantamento também confirmou a força dos celulares em 2016. Os smartphones foram apontados como as tecnologias mais influentes no próximo ano, apontado por 25% dos respondentes. 

A pesquisa também quis saber quais os itens que serão mais supérfluos em 2016 – lista liderada pelas câmeras digitais com 17% das opiniões (e 30% entre os mais escolarizados), já que hoje sua função pode ser exercida pelo smartphone.

Em segundo lugar vêm os aparelhos digitais de música ou aparelhos digitais sonoros (com 12%), igualmente “vítimas” da proliferação dos ceulares, que também cumprem essas funções. Em terceiro lugar, bem abaixo, empatam três itens, com 8%: robôs, notebooks e tablets.