Especial - IT LEADERS > IT Leaders 2016

Visão estratégica dá prêmio da área Farmacêutica a Marcos Bueno, da Nufarm

CIO aposta em velocidade da informação e acesso a dados estratégicos para otimizar operações em chão de fábrica e áreas administrativas

17 de Novembro de 2016 - 23h42

Informação em tempo é um elemento fundamental para uma gestão mais eficiente. A Nufarm sabe disso e resolveu dar aos profissionais nas áreas de negócio acesso a um conjunto de dados estratégicos que otimizaram a operação e as atividades de seus colaboradores. 

Espalhou aparelhos de TV na área administrativa e no chão de fábrica. A iniciativa gerou subsídios para que os times se planejassem e desempenhassem de forma mais efetiva suas tarefas. As telas transmitem dados que ajudam gestores a aplicar medidas para otimizar o desempenho. 

Nesses painéis, por exemplo, é possível acompanhar informações logísticas em tempo real sobre o andamento de insumos que vêm via navio de outro continente. Segundo Marcos Bueno de Oliveira, CIO da companhia, as TVs exibem um total de 91 indicadores de negócio. 

“O projeto trouxe uma mudança de cultura”, sintetiza o executivo, sobre os benefícios. “A solução conecta diversos sistemas e bancos de dados, exibindo essas informações em um front end amigável”, diz. 

A iniciativa atrela-se ao crescimento registrado pela Nufarm ao longo dos últimos anos. Com aumento no número de colaboradores, veio a necessidade de criar um acesso melhor a informações.

FINALISTAS

José Luiz Junqueira Simões
União Química Farmacêutica Nacional S/A
CIO 

Projeto de maior destaque: A farmacêutica colocou em prática um projeto que olhou processos industriais para entender como aplicar IoT, Big Data e Cloud para aumentar a produtividade. O monitoramento constante permitiu identificar pontos de perda, de qualidade e desempenho dos equipamentos. Em apenas uma planta, foi possível aumentar a produção em 22% com redução de 8% de despesa. 

Visão de inovação corporativa:  A companhia pretende aproveitar os ganhos em produtividade para potencializar as iniciativas comerciais. Para tanto, planeja rever aplicação de mobilidade para deixar atividades de campo mais ágeis.

Mauricio Vieira
Sanofi
Diretor de TI

Projeto de maior destaque:Garantir o sell-out é algo crítico para a indústria farmacêutica. Para abastecer a rede de varejo, empresas do setor costumam operar com parceiros para distribuição. A Sanofi usou a tecnologia para desafiar o modelo existente e, assim, criou um novo processo comercial robusto e sustentável de cobertura de mercado.

Visão de inovação corporativa: Fortalecer programas de fidelização da base de clientes.