Mobilidade > Pesquisas de Mercado, Smartphones

Vendas de smartphones crescem 4% pelo mundo

Números do Gartner são mais otimistas do que de outras consultorias, como Canalys, IDC e Strategy Analytics. Android mantém domínio

19 de Agosto de 2016 - 10h28

As vendas globais de smartphones subiram 4,3% no segundo trimestre de 2016 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o Gartner. No total, foram vendidos 344 milhões de smartphones contra 330 milhões um ano antes.

Os números da empresa de pesquisas são mais otimistas dos que os publicados pelas consultorias Strategy Analytics e Canalys, que apontam crescimento de 3% no segmento. Já a IDC registrou aumento de apenas 0,3% no mesmo período.

Apesar do aumento das vendas de smartphones, o Gartner aponta que as vendas de iPhone continuaram caindo pelo terceiro trimestre consecutivo. Entre abril e junho, a Apple vendeu 44,4 milhões de aparelhos, número 7,7% menor do que os 48 milhões do segundo trimestre de 2015.

Com isso, a Apple viu sua fatia de mercado cair de 14,6% para 12,9%. Mesmo assim, a empresa de Cupertino manteve a segunda colocação global em termos de vendas de smartphones.

Enquanto isso, a Samsung manteve com folga o posto de líder do mercado de smartphones com 76,7 milhões de aparelhos vendidos no segundo trimestre, bem mais do que os 72 milhões em 2015. Isso fez a empresa sul-coreana ampliar sua fatia, que subiu de 21,8% para 22,3%.

Smartphones intermediários, como as linhas Galaxy A e Galaxy J, foram muito importantes para ajudar a Samsung a se sair bem na briga contra fabricantes chineses e manter seu domínio no segmento.

O Android continua sendo o principal sistema para smartphones, com 86,2%, seguido bem de longe pelo iOS, com 12,9%, e mais ainda pelo Windows, com apenas 0,6%.